segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Uberlândia se consolida como a segunda maior cidade de Minas Gerais





Com 619.536 mil habitantes, Uberlândia se consolidou como o segundo município mais populoso de Minas Gerais e o maior do interior do Estado, de acordo com as estimativas populacionais dos municípios divulgadas ontem pelo IBGE. A cidade se mantém à frente de Contagem, que tem 613.315 mil habitantes, e também é maior do que nove capitais brasileiras.

Em comparação à população apontada pelo Censo 2010, a diferença populacional entre Uberlândia e Contagem subiu de 571 para 5.721 habitantes. O que equivale a um aumento de mais de dez vezes na diferença. Em todo o Estado, a cidade fica atrás apenas da capital Belo Horizonte, que hoje tem mais de 2,3 milhões de habitantes, segundo o IBGE.
No contexto nacional, Uberlândia é a 12ª mais populosa, excetuando-se as capitais, o que a mantém na posição que ocupava no ranking do Censo 2010. Contudo, nove das cidades apontadas como maiores que Uberlândia fazem parte de regiões metropolitanas das capitais de Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Assim, a cidade mineira pode ser considerada a terceira maior do interior do país, atrás de Campinas (SP), com 1,098 milhões de habitantes, e Ribeirão Preto (SP), com 619.746 mil habitantes.

A diferença populacional entre os municípios de Ribeirão Preto e Uberlândia, nos últimos dois anos, caiu de 669 para 210 habitantes, de acordo com as estimativas.
Em todo país, a população saltou de 190,7 milhões de pessoas para 193,9 milhões.


Uberlândia maior que nove capitais

Uberlândia tem uma população maior que nove das 26 capitais do país mais o Distrito Federal. Cinco delas estão na região Norte do Brasil, uma na região Sudeste, uma na Sul, uma na Centro-Oeste e outra no Nordeste. Entre elas estão Cuiabá (MT), com 561.329 habitantes, Florianópolis (SC), com 433.158 mil habitantes, e Vitória (ES), que tem 333,1 mil habitantes.
Segundo as estimativas populacionais feitas pelo IBGE, com 619,5 mil habitantes, a cidade mineira ainda é mais populosa que Aracajú (SE), Palmas (TO), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Macapá (AP) e Porto Velho (RO).


Menos populosa

O município de Grupiara, no Triângulo Mineiro, é o 13º menos populoso de todo o país, com 1,373 mil habitantes. Desde o Censo de 2010 que a cidade não ganhou nenhum habitante, segundo o IBGE.
Outras duas cidades mineiras figuram entre as 15 menores do país. Cedro do Abaté, com 1.199 pessoas, é a sétimo colocada no ranking, enquanto Serra da Saudade, com 807 habitantes é a, ao lado de Borá (SP), a menor cidade do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário