terça-feira, 10 de janeiro de 2012

INSEGURANÇA NAS CIRURGIAS



Na mira empresa holandesa
Não se fala muito mas, para evitar que o problema se alastre ainda mais como no caso da marca francesa PIP, a deputada Liza Prado pediu a verificação das próteses de silicone da marca holandesa Rofil, acusadas de também serem preenchidas com material impróprio, ou seja, silicone industrial, e então retiradas do mercado no Estado de Minas Gerais.

Com autorização de comércio válida até 2014, os implantes da Rofil podem apresentar risco de ruptura prematura, como no caso das próteses da marca francesa PIP. O silicone industrial é dez vezes mais barato que o silicone médico, mas não pode ser colocado no corpo.

Cadastro Estadual
Liza Prado pediu, à Secretaria de Estado de Saúde, esforços para a criação, em caráter de urgência, de um cadastro de todas as mulheres que se submeterem a implantes de próteses de silicone, no âmbito do Estado de Minas Gerais..

Para a deputada, a iniciativa é de suma importância no rastreamento das implantadas quando surgem fatos graves como ocorrido com as próteses PIP que tiveram suas vendas suspensas, porém, já haviam causado diversas ocorrências por terem sido fabricadas com silicone industrial.

Com a implantação do Cadastro, o cirurgião responsável pelo implante deverá preencher os dados que serão protegidos por sigilo e o acesso só será permitido a médicos mediante senhas previamente disponibilizadas pelo Conselho Regional de Medicina, por exemplo.

Também pode ser feito um convênio, ou troca de informações com o Cadastro Nacional de Implantes Mamários, criado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), “assim Minas poderá sair na frente de forma pró-ativa”, completou a deputada..

Projeto de Lei
Para regulamentar o tema, Liza apresentou na Assembleia um Projeto de Lei que torna obrigatória a informação ao paciente da procedência da prótese utilizada, como dados do fabricante e nº do lote, além da afixação, em hospitais, clínicas e estabelecimentos congêneres, públicos e privados, de placas alertando sobre essa obrigatoriedade.


Como denunciar: https://aplicacao.mp.mg.gov.br/ouvidoria/cidadao/acesso.do?idOuvidoria=15

Nenhum comentário:

Postar um comentário