quarta-feira, 18 de maio de 2011

Marco Aurélio Cozzi apresenta à deputada projeto de medicina alternativa


13 comentários:

  1. 1. Nós do PSB ALMENARA/MG, sentimos orgulhosos, por termos votado e apoiado v.exa., somos também parte das vossas realizações, como parlamentar super atuante e realizadora, estamos focados no vosso dia a dia, via TV ASSEMBLEIA, OUTROS, o desempenho vosso nos engrandece. PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS e PARABÉNS!

    1.1.LEMBRE-SE: ESTAMOS NA LUTA AQUI, RUMO AO EXECUTIVO MUNICIPAL, DESDE 2008/2010, DIZEMOS, DISPUTAMOS MAJORITÁRIA E PROPORCIONAL(2008) E MAJORITÁRIA(EXTEMPORÂNEA 2010). VOSSO APOIO E COORDENAÇÃO POLÍTICA, DAÍ, COM CERTEZA FACILITARÁ NOSSA TRIUNFAL VITÓRIA EM 2012. ENTENDEMOS, QUE ESTAMOS MUI - DISTANTES, HAJA VISTA, SERMOS ALIADOS POLÍTICOS..., PENSE NISSO!

    1.2.PRECISAMOS DE CARÁTER, URGENTE, URGENTÍSSIMO, REALIZARMOS UM MEGA SEMINÁRIO POLÍTICO AQUI, À PROJEÇÃO POLÍTICA NOSSO E DO PSB, AFIM DE APRESENTARMOS COMO LEGENDA FORTE E COMPETITIVA, LAMENTAVELMENTE TEMOS ESTE DÉFICIT, JUNTO AOS NOSSOS FILIADOS, ELEITORES E SIMPATIZANTES! POR FAVOR, NOS AJUDE À AJUDÁ-LA!

    ALMENARA-MG, 27 DE MAIO DE 2011

    FERNANDO(CONTABILISTA-CHEFE DA HAGNUSS _ PRESIDENTE DO PSB _ CRISTÃO, IDEALISTA E SOCIALISTA _ ALMENARA/MG _ BRASIL)

    CONTATOS:

    http://fernandocontabilista.blogspot.com - ACESSE, AGORA, NOSSO BLOG, SEMPRE ATUALIZADO, SÓ COM MATÉRIAS DE INTERESSE COLETIVO/INTERESSANTÍSSIMAS _ SEMPRE C/ NOSSA OPINIÃO CORAJOSA( EM FOCO: EXONERAÇÃO DO SEC. DE SAÚDE MUNICIPAL_ACUSADO DE CORRUPÇÃO ATIVA _ + AS “IN__LICITAÇÕES” PÚBLICAS DE ALMENARA/MG( FATO: A PREFEITURA DE ALMENARA/MG, GASTOU 2,149 MILHÕES(JAN/FEV/2011 DO MEU E DO SEU IMPOSTO, NA RUBRICA MERENDA ESCOLAR _ REALIDADE: FALTA MERENDA...) + CAUS IMPOSTO PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO AOS NOSSOS HONRADOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS _ ELEIÇÕES(2011_05/05/2011) ACIRRADAS DO CONSEP_ALMENARA/MG, OUTROS)

    ResponderExcluir
  2. DEPUTADA LISA PRADO/MG E AS MEDICINAS “ALTERNATIVAS” EM SUA PLATAFORMA POLÍTICA.

    Para a população, a nosso ver, como profissional de saúde, Acupunturista, Terapeuta Naturista, uma revolucionária salvação através das medicinas “alternativas” cuja ausência a nível populacional e institucional fere os direitos dos consumidores-pacientes de saúde, das parturientes, dos doentes tanto em seu leito de dor, sofrimento, doença e morte bem como nas urgências, emergências e afins. Destacadamente a Acupuntura e ramos afins da Medicina Tradicional Chinesa/, MTC/ Marmapuncture ou Acupuntura dos Vedas oriundas dos médicos sino-orientais e seus discípulos, medicinas básicas, prioritárias. E agora quando a Acupuntura/MTC se tornou “Patrimônio Intangível da Humanidade pela ONU/UNESCO! Idem para a Homeopatia, verdadeira Alquimia dos médicos hindus há mais de 7 mil anos medicinas ancestrais, milenares, populares, para milhões fundamentadas nos paradigmas e princípios energético-vitalistas da Natureza.

    Nessa ótica, um direito dos consumidores tanto nos atendimentos em geral a nível de consultório como em clínicas, maternidades, hospitais, UTIs, CTIs, convênios e planos de saúde em geral, atingindo civis e militares (até nas campanhas), religiosos (congregações, ações pastorais, etc), desportistas e minorias marginalizadas em termos de saúde como os sociopatas, drogados, andarilhos, moradores de rua, viciados, pedintes, mendigos, presidiários e prostituídos pelo modus vivendi das megalópoles.
    Outrossim, ecologistas que lutam pela sustentabilidade e viabilidade humana e do meio ambiente local e global e, obrigatoriamente, por uma medicina ecológica, autóctone, popular. E os sem-terras que, aliás, já se beneficiam com a exemplar ação mundial dos médicos-pés-descalços cubanos a exemplo dos rurais na China, por sinal, recém visitada pela Presidente Dilma Rousseff! Enfim, um direito mais que humano dessas medicinas salvadoras no atendimento das vítimas das enchentes, dos desastres que avançam pelo Brasil impotente diante do caos.

    Contamos com um exército de mais de 150.OOO profissionais dentre eles os médicos sino-orientais e seus afins acupunturistas e terapeutas naturistas. No Google/Orkut mais de 500.000 membros inscritos nas comunidades da área de saúde e “alternativa” a custos baixíssimos como está provado na Veterinária da UFMG com a recuperação de cães até mesmo condenados à morte! Isso, sem contar com as benesses da Acupuntura Animal, Vegetal, da Terra e da Habitação. E sem contar com o potencial das medicinas bíblicas (medicinas divinas para os mais idosos na trilha da sabedoria e cura maior) – Diagnóstico pela Iridologia, pela Aura e tratamentos pela Fitoterapia e Nutroterapia, a cura pela fé e pelo pensamento , cura pela força energética das mãos (como o Reiki atualmente), curas pelas forças da Natureza - Argiloterapia, Hidroterapia, Eolioterapia, Helioterapia, Aromaterapia, inclusive a Homeopatia, ensinadas pelo médico dos médicos, Jesus Cristo, quando criou a palavra médico na Antiguidade, na época das “guerras médicas”! Como exemplo bíblico, Moisés, considerado um dos maiores sanitaristas da Humanidade, inclusive, vencendo a Dengue, o Aedys aegypti, praga em sua época de chefe dos hebreus emigrantes do Egito rumo a Terra Prometida!

    Consumidores: exijam das autoridades, dos políticos seus direitos às outras medicinas não convencionais, não ortodoxas, tanto a nível dos serviços de convênios, do SUS (que já aprovou 15 terapias “alternativas”). Exijam seus direitos de consumidores também na agro-pecuária, no plantio-cultivo-coleta dos alimentos sob a ótica de uma agricultura natural (impedindo o avanço sombrio dos agrotóxicos, das comidas transgênicas, da implantação do ameaçador Codex Alimentarius), alternativas com menores custos ecológicos e financeiros, tanto pelo uso da vitalista Acupuntura como da Homeopatia, verdadeiras alquimias das medicinas “alternativas”, ecologicamente corretas, populares, etc.

    ResponderExcluir
  3. MEDICINAS “ALTERNATIVAS”: abaixo, a re-evolução através dessas medicinas naturais, energéticas, ancestrais, bíblicas, populares, autóctones, ecológicas e que não oneram os cofres públicos, mais “CPMFs”, por serem de baixíssimos custos como a Acupuntura, a Homeopatia e afins (2 das 15 terapias integrativas e complementares aprovadas pelo SUS/MG)!

    Doenças, sintomas e condições tratáveis com a acupuntura
    Mais de 150 doenças tratadas pela Acupuntura
    http://www.acupuntura.psc.br/Textos/doencas_trataveis_com_acupuntura.pdf
    http://acupunturaauricular.wordpress.com/2008/08/19/doencas-sintomas-e-condicoes-trataveis-com-acupuntura/

    Acupuntura: a cura pela Natureza
    http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/04/acupuntura-e-sade.html

    A cura pela Acupuntura: com ou sem agulhas!
    http://acupunturasemagulhas.blogspot.com/

    Hematologia e Acupuntura
    http://www.terapiaschinesas.com.br/2007/06/o-tratamento-da-anemia-pela-acupuntura.html

    Acupuntura, uma medicina energético-vitalista e algumas explicações científicas
    http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/5899/acupuntura-bases-cientificas-e-aplicacoes

    “A seguir apresentamos o resultado de eficácia da acupuntura, devidamente verificado pela medicina científica. Constam as afecções físicas, os distúrbios orgânicos, as desordens mentais e psicossomáticas, as condições específicas dos homens, mulheres e crianças, e os problemas oriundos do tratamento de câncer, cirurgias e dependência química.” http://acupuntura.pro.br/oms/doencas-trataveis/

    SEU ANIMAL PODE SER SALVO PELA ACUPUNTURA
    http://www.citeacupuntura.com.br/biblioteca/acupuntura_cinomose.pdf

    ACUPUNTURA NO MAIS VOCÊ
    A apresentadora Ana Maria vai mais longe: “Você sabe eu até queria fazer um depoimento aqui. É difícil a gente acreditar em algumas técnicas que a gente não vê o resultado, tomando remédio melhorou... Eu tenho um cão de 17 anos, o Cafu e a veterinária disse que ele só volta a andar (ele estava com artrose, problemas articulares, etc), se ele fizer Acupuntura. E o cachorro não sabe do que se trata. O Cafu começou a fazer Acupuntura e já faz um ano que ele corre pela casa inteira, não está sentindo mais dores. Para mim a maior prova de que a Acupuntura funciona foi o Cafu, por incrível que pareça. Hoje já tem uma Acupuntura curativa para os animais e eu sou muita grata pela Acupuntura por causa disso e eu quero cumprimentar e dizer que eu acredito plenamente na Acupuntura, em seus resultados. Eu acho que eu vou lá também antes de falar ‘vou fazer plástica’, eu vou na Regina! OK
    http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1157811-10340,00.html

    CÃES CONDENADOS À MORTE/SACRIFÍCIO: salvando com medicinas “alternativas”! http://www.renalvet.com.br/index1.php?topic=artigo1&idioma=portugues&cd_selecionado=2

    ResponderExcluir
  4. Abaixo, um passo vital das políticas públicas de saúde e de baixíssimos custosde através das PICs/SUS/MG (65 pgs)que deverá ser encampado pela política maior que visa uma medicina "alternativa", de sobreviência digna e de baixíssimos custos bem como ecológica, popular, autóctone, natural, integral e ao alcance de todos. http://www.saude.mg.gov.br/politicas_de_saude/praticas-integrativas-e-complementares-pic/MIOLO_PEPIC%20reimp_051010_WEB.pdf

    ResponderExcluir
  5. DIREITO DO CONSUMIDOR DE SAÚDE: medicina paliativa e outras medicinas-terapias.
    Nos comentários anteriores destacamos as várias medicinas-terapias não convencionais à disposição dos consumidores de saúde, inclusive aqueles “desenganados” todas de interesse afins às políticas que visem atendimento integral aos consumidores de saúde, de baixo custos, sem maiores dependências da população, dos consumidores, dos pacientes do complexo industrial tecnicista e “droguístico”.
    Também clamamos para que os consumidores exijam das autoridades, dos políticos seus direitos às outras medicinas-terapias não convencionais, não ortodoxas, tanto a nível dos serviços de convênios, do SUS como dos serviços de saúde em geral (maternidades, casas de saúde, hospitais, urgências e pronto-socorros, UTIS e afins).
    “Medicina Paliativa vira especialidade. Reconhecimento de novos tratamentos exigirá um preparo especial de médicos e enfermeiros para cuidar dos pacientes.” (...) “Mais de 650 mil brasileiros que precisam recorrer a tratamentos paliativos podem ser beneficiados com o reconhecimento da medicina paliativa pelo CFM, ontem, no DOU.” (E.M/Saúde/2/8/11)

    Todavia, até hoje a situação dos pacientes “desenganados” e/ou terminais patenteia-se como desesperadora (destacadamente os atendimentos de urgências e afins), mas agora desponta-se uma nova perspectiva para os consumidores de saúde: cerca de 15 dessas medicinas-terapias “alternativas” foram aprovadas, revolucionariamente, pelo SUS/MG que, aliás, não conta com pessoal formado nos paradigmas e princípios dessas medicinas-terapias não convencionais, não acadêmico-científicas. A partir de então fica claro que os consumidores do sistema público de saúde, destacando o paciente “desenganado” e/ou terminal, poderão ter menores intervenções através dos exames invasivos, cirurgias de alto risco, diagnósticos e prognósticos intempestivos e sombrios, absenteísmos prolongados, internações intermináveis e os altos custos e investimentos que está colocando o sistema de saúde (inclusive o modelo que copiamos, dos EUA) inviável. Também, tais consumidor-pacientes podem, agora, contar com atenuantes vitais frente às dores, sofrimentos, doenças e mesmo diante da agonia, da morte, trabalhadas, também, por outras medicinas-terapias naturais, energéticas, integrais, ecológicas, populares (de baixíssimos custos), holísticas e até mesmo sagrado-bíblicas.
    Afinal, qualquer um, de uma hora para outra, poderá se tornar um “paciente fora de possibilidade de cura clínica”, todavia, tendo direito a muito mais do que sugere a matéria do EM sobre medicina paliativa como refeições especiais, bichos de estimação e até casamentos o que nos lembra dos médicos do riso, das palhaçadas. Ter finalmente, como consumidores de saúde, perante das urgências, tanto a palavra final da medicina ortodoxa vigente e, também, a última palavra dada pelos médicos sino-orientais e seus discípulos afins que dominam outros paradigmas, outros princípios inerentes ao decisivo e vital “pool” dessas medicinas de sobrevivência! E se impossível sobreviver, ter não só uma ‘morte digna’ como destaca a reportagem, mas lutar por uma “morte superior” e a custos humanos com base, também, nos conhecimentos, sabedorias ancestrais, milenares, sino-orientais, afro-brasileiros e até mesmo bíblicas, sagradas, etc!(MAC)

    ResponderExcluir
  6. marco aurelio cozzi14/10/2011, 11:50

    DEP. LIZA PRADO, MEDICINAS “ALTERNATIVAS”: consumidores de saúde em alta. CONVITE.
    AUDIÊNCIA PÚBLICA MEDICINAS “ALTERNATIVAS” NA ATUALIDADE E CONSUMIDORES AFINS ÀS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DE SAÚDE
    DATA: 19 de Outubro de 2011 (4ª feira), às 9:30 hs.
    LOCAL: Assembléia Legislativa de MG (ALMG) PL. IV
    AUTORIDADES CONFIRMADAS:
    Manuel Maurício Gomes (Presidente/CRMMG); Flávio Dantas (médico, prof. da FMUFMG, Homeopata); Henriette Karam (Coord. do Programa Práticas Integrativas e Complementares de Saúde da Prefeitura de Brumadinho/MG, Massoterapeuta); Paulo Barbosa Noleto (Presidente do CRAEMG - Cons. Reg. Acupuntura/MG, Diretor do IMAM – Inst. Mineiro de Acupuntura e Massagens e INCISA – Inst. de Ciências da Saúde); Tilden Santiago (Ex. Embaixador Brasil-Cuba convivendo com o sistema de saúde dos médicos cubanos durante cinco anos, Presidente da COPASA/MG); Fernando P. Gomes Neto (médico, cirurgião, H.P.S. João XXIII/BH, cientista voltado para as medicinas não convencionais, espiritualistas); Eliete Mª Madeira Fagundes, Terapeuta Naturista Homeopata ATENENG (As. Nac. dos Terapeutas Holísticos e Energéticos/MG); Marco Aurélio Cozzi (profissional de saúde Enfermagem/Farmácia, prof. de Acupuntura/Medicina Tradicional Sino-Oriental/Ayurveda). Del. SINATEN (Sind. Nac. Terapeutas Naturistas/MG), CRAEMG.
    MEDICINAS “ALTERNATIVAS” AO ALCANCE DE TODOS NA ALMG
    Em pauta: redução dos gastos com saúde-doença e baixo custo técnico-escolar-profissional. Abertura do mercado afim aos cursos da área, concursos, convênios, postos de saúde, corporações civis e militares, desportistas, assistência em maternidades, hospitais, emergências, por profissionais de saúde não convencionais que dominam, por formação (de fato e de direito), essas medicinas “alternativas” como: os médicos sino-orientais (chineses, indianos/ayurvedas, coreanos, japoneses ensinando e prescrevendo em todo o país), seus discípulos, acupunturistas, terapeutas naturistas afins, despontando as medicinas espiritualistas (bíblicas, antroposófica).

    ResponderExcluir
  7. marco aurelio cozzi20/10/2011, 23:54

    ESPECIALISTAS DEFENDEM ADOÇÃO DE TERAPIAS ALTERNATIVAS NO SUS

    Deputados também se manifestaram a favor de práticas complementares de medicina

    Laboratórios – A audiência foi solicitada pela deputada Liza Prado (PSB), para quem a falta de conhecimento acerca dos benefícios reais da chamada medicina alternativa e a ação contrária de laboratórios de medicamentos podem estar impedindo que elas conquistem mais espaço no Brasil. “É preciso dar mais visibilidade às práticas complementares para que o consumidor veja como pode cobrar do SUS e de seus planos de saúde esses procedimentos”, defendeu.
    O presidente da comissão, deputado Carlos Mosconi (PSDB), acrescentou que tratamentos como os ofere-cidos nas termas da estância hidromineral de Poços de Caldas (Sul) poderiam ser mais utilizados pela população se houvesse divulgação. O deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) disse que “o ato médico não pode servir para reserva de mercado ou para interesse da iniciativa privada”.

    Entidades que defendem a medicina alternativa denunciaram ontem o descumprimento de portaria do
    Ministério da Saúde a qual incorpora ao Sistema Único de Saúde (SUS) práticas como acupuntura, fitoterapia e homeopatia. Em debate sobre o assunto na Comissão de Saúde da ALMG, elas apontaram pressões corporativistas de entidades médicas e a competição por mercado de trabalho como causas do
    descumprimento.
    A portaria em questão – 971, de maio de 2006 – aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e
    Complementares no SUS para prevenção, promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica. Segundo o diretor do Instituto Superior de Ciências da Saúde e representante da Federação Mundial de Acupuntura, Paulo César Noleto, “a portaria está sendo filtrada e barrada nos municípios”.
    Noleto destacou, entre outros pontos, que a portaria permite a prática da acupuntura por profissionais com especialização lato sensu, o que na maioria dos casos estaria sendo impedido por médicos. Ele também disse que pressões de entidades como a Associação Médica de Minas Gerais teriam levado o curso superior de medicina chinesa criado no instituto a fechar as portas.
    Situação semelhante foi destacada por Marco Aurélio Cozzi, delegado do Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas de Minas Gerais. Segundo ele, o primeiro curso superior de acupuntura criado no Brasil, em 2000, pela Faculdade Estácio de Sá, não teria vingado também por pressões contrárias ao seu funcionamento. Cozzi disse que a adoção de práticas integrativas e complementares poderia reduzir em até 60% os gastos com saúde no País. Cozzi criticou a ausência de representantes de entidades médicas convidados para a reunião.
    https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=13320f7d68797d0a&mt=application/pdf&url=https://mail.google.com/mail/?ui%3D2%26ik%3D5297d1ff86%26view%3Datt%26th%3D13320f7d68797d0a%26attid%3D0.1%26disp%3Dsafe%26zw&sig=AHIEtbQWddXS6rjOSKLKYrAdpShHttKEzg&pli=1

    ResponderExcluir
  8. REVOLUÇÃO NO PARLAMENTO/NATAL (e por todo 2014): terapêutico chegando à biblioterapia!
    A partir do DF que nos indicou para a Delegacia de MG realmente uma conquista inédita:avançamos de forma ímpar junto à Dep. Liza Prado nesses dois últimos anos dando-se um salto inédito em prol da saudê individual e coletiva. Investindo assiduamente nesse trabalho superior chegamos a dezenas de deputados da ALMG e agora a vitória maior: a criação da FRENTE PARLAMENTAR DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE, algo mais que vital para o atendimento às famílias e à população ávida por alternativas no atendimento, nas terapias populares e até contando com a bíblioterapias. oficialmente, neste Natal maior para os parlamentares, para todos!
    Vide os arquivos abaixo (e histórico acima nesse blog) e comemore uma das maiores vitórias em termos de saúde individual e coletiva, clicando:
    Apresentação oficial da Frente. (nos sites abaixo).
    https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=V3G2UsLdKJK2kQfm84CoAQ#q=frente+parlamentar+de+pr%C3%A1ticas+integrativas+na+sa%C3%BAde
    https://mail.google.com/mail/?tab=wm#inbox/1429e90eaab51841?projector=1
    http://youtu.be/3iAZXBTms2o
    Frente Parlamentar em defesa das Práticas Integrativas da Saúde (Frente Holística) http://www.camara.gov.br/internet/deputado/Frente_Parlamentar/53395.asp União multiprofissional de saúde (UMS-BRASIL)
    http://www.youtube.com/watch?v=rhI-SXTA3m4
    Deputado Federal Giovani Cherini preside Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde http://www.giovanicherini.com/noticias/2013/outubro/03.php
    Discursos e Notas Taquigráficas.
    http://www.camara.leg.br/internet/sitaqweb/TextoHTML.asp?etapa=3&nuSessao=323.3.54.O&nuQuarto=3&nuOrador=2&nuInsercao=0&dtHorarioQuarto=14:04&sgFaseSessao=PE%20%20%20%20%20%20%20%20&Data=16/10/2013&txApelido=GIOVANI%20CHERINI&txFaseSessao=Pequeno%20Expediente%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20&dtHoraQuarto=14:04&txEtapa=Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
    http://marciobontempo.blogspot.com.br/p/materias.html
    http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2011/10/19_comissao_de_saude_debate_medicina_alternativa.html
    https://www.google.com.br/search?q=marco+aurelio+cozzi&sa=N&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ei=gaSvUo7wDJDpkQew1oGgBQ&ved=0CDQQsAQ4Cg&biw=1280&bih=929

    ResponderExcluir
  9. Palavras-chavePáginas

    tadalafila
    x-animal

    hotgel

    semen de touro

    estimulante

    helleva onde comprar


    maca x power

    aumentar pênis

    razagan

    estimulante masculino
    estimulante sexual


    testo power caps

    estimulante natural para homem

    vardenafila

    qual a diferença de tadalafila e de citrato de sildenafila


    porquê o pênis não desenvolveu


    estimulanre sexual masculino


    estimulante masculino natural sexual.


    pau de cavalo suplementos


    testo power caps funciona


    libido gel funciona


    superdosagem e sobredosagem qual a diferença?


    o gengibre cura a importânciasexual


    tadalafila benefício


    sildenafila e tadalafila

    ResponderExcluir
  10. Palavras-chavePáginas

    tadalafila
    x-animal

    hotgel

    semen de touro

    estimulante

    helleva onde comprar


    maca x power

    aumentar pênis

    razagan

    estimulante masculino
    estimulante sexual


    testo power caps

    estimulante natural para homem

    vardenafila

    qual a diferença de tadalafila e de citrato de sildenafila


    porquê o pênis não desenvolveu


    estimulanre sexual masculino


    estimulante masculino natural sexual.


    pau de cavalo suplementos


    testo power caps funciona


    libido gel funciona


    superdosagem e sobredosagem qual a diferença?


    o gengibre cura a importânciasexual


    tadalafila benefício


    sildenafila e tadalafila

    ResponderExcluir
  11. semen-de-touro-o-que-e-e-quais-os

    ResponderExcluir