Nos aeroportos:
A Secretaria de Aviação Civil (SAC), em parceria com a empresa Colab, lançou o aplicativo Colab.re, um piloto que objetiva contar com a participação da população para promover melhorias nos serviços.
O Aplicativo permite que, até o dia 6 de janeiro, os passageiros e acompanhantes fiscalizem, avaliem e façam comentários, pelo celular ou pela internet, sobre as condições de funcionamento dos aeroportos de Guarulhos e de Congonhas, em São Paulo, Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Juscelino Kubitschek, em Brasília. O consumidor poderá também propor medidas para os terminais.
O Aplicativo permite que, até o dia 6 de janeiro, os passageiros e acompanhantes fiscalizem, avaliem e façam comentários, pelo celular ou pela internet, sobre as condições de funcionamento dos aeroportos de Guarulhos e de Congonhas, em São Paulo, Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Juscelino Kubitschek, em Brasília. O consumidor poderá também propor medidas para os terminais.
O Colab.re pode ser baixado gratuitamente em celulares com os sistemas Android e iOS. Depois, basta procurar a área destinada à contribuição, “fiscalize” para enviar comentários sobre horários de voos, qualidade do atendimento, limpeza dos aeroportos, segurança, entre outros temas.
A Secretaria de Aviação Civil terá acesso direto a um painel de gestão, por meio do qual poderá ver os comentários dos usuários e, assim, processar as demandas.
Nas estradas:
O motorista que rodar pelas estradas federais poderá comunicar, em tempo real, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os problemas encontrados nas rodovias – como buracos e quedas de barreira.
O motorista que rodar pelas estradas federais poderá comunicar, em tempo real, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os problemas encontrados nas rodovias – como buracos e quedas de barreira.
O “DNIT Móvel”, envia o registro da ocorrência direto ao banco de dados do DNIT. O Aplicativo é capaz de localizar, por GPS, o ponto exato de onde a mensagem foi enviada.
As informações fornecidas pelos motoristas servirão de base para o departamento cobrar que o reparo nas rodovias federais possa ser feito de forma rápida, proporcionando, assim, mais segurança para os usuários. Além disso, a ferramenta facilita o mapeamento das ocorrências mais constantes em determinada rodovia federal, possibilitando o planejamento e a priorização dos trabalhos de manutenção e melhorias.
O motorista pode comunicar qualquer ocorrência anonimamente. Para isso, terá de se cadastrar e fornecer e-mail pessoal válido para acompanhar as medidas adotadas na solução do problema. Para não colocar em risco a segurança do motorista, logo que acessado, o programa alerta o usuário para estacionar e preencher as próximas etapas. Se o usuário responder que está conduzindo o veículo, o processo será interrompido.
O aplicativo DNIT Móvel pode ser baixado, gratuitamente, no Google Play. Inicialmente, está disponível apenas para celulares do tipo Android.
O aplicativo DNIT Móvel pode ser baixado, gratuitamente, no Google Play. Inicialmente, está disponível apenas para celulares do tipo Android.
Fonte: Portal do consumidor https://portaldoconsumidor.wordpress.com
*A deputada estadual Liza Prado é efetiva da Comissão dos Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário