Muitas empresas de ônibus não cumprem regras de acessibilidade
Prazo terminou na quarta, dia 3 de dezembro
Prazo terminou na quarta, dia 3 de dezembro
A determinação é que as empresas de ônibus, em todo o Brasil, tornem a frota totalmente acessível às pessoas com deficiência. Mas a realidade em muitos estados ainda está longe do que determina a lei. A cadeirante Hilma é uma delas: para entrar nos veículos, em Belo Horizonte, ela precisa da ajuda de outros passageiros, pois a plataforma desce, mas um desnível impede que ela entre.
Na capital mineira, toda as manhãs, para ir para o trabalho, os cadeirantes têm de esperar por mais de meia hora até que apareça um ônibus com o elevador, com a plataforma que eleve a cadeira de rodas.
A segurança é um dos motivos da lei de 2004 que prevê que, a partir do dia 3 de dezembro de 2014, toda a frota de transporte coletivo urbano e rodoviário esteja acessível aos deficientes físicos. As empresas públicas e privadas tiveram dez anos para se adaptar. Mas, nem todas conseguiram.
De acordo com a ANTT, Agência Nacional de Transporte Terrestres, pouco mais da metade das linhas interestaduais e internacionais estão dentro das regras. E, até o final de janeiro do ano que vem, os ônibus que não foram adaptados serão proibidos de rodar.
Mas um item da lei pode adiar a adaptação de toda a frota. É que as concessionárias e permissionárias do transporte coletivo rodoviário podem trocar gradativamente os ônibus mais velhos por veículos adaptados, de acordo com o prazo previsto nos contratos de concessão e permissão.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres, metade das linhas interestaduais e internacionais está adaptada. Para estas, a agência deu um prazo até janeiro.
Fonte: G1 - 02/12/2014 21h29- Atualizado em 02/12/2014 21h29
Na capital mineira, toda as manhãs, para ir para o trabalho, os cadeirantes têm de esperar por mais de meia hora até que apareça um ônibus com o elevador, com a plataforma que eleve a cadeira de rodas.
A segurança é um dos motivos da lei de 2004 que prevê que, a partir do dia 3 de dezembro de 2014, toda a frota de transporte coletivo urbano e rodoviário esteja acessível aos deficientes físicos. As empresas públicas e privadas tiveram dez anos para se adaptar. Mas, nem todas conseguiram.
De acordo com a ANTT, Agência Nacional de Transporte Terrestres, pouco mais da metade das linhas interestaduais e internacionais estão dentro das regras. E, até o final de janeiro do ano que vem, os ônibus que não foram adaptados serão proibidos de rodar.
Mas um item da lei pode adiar a adaptação de toda a frota. É que as concessionárias e permissionárias do transporte coletivo rodoviário podem trocar gradativamente os ônibus mais velhos por veículos adaptados, de acordo com o prazo previsto nos contratos de concessão e permissão.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres, metade das linhas interestaduais e internacionais está adaptada. Para estas, a agência deu um prazo até janeiro.
Fonte: G1 - 02/12/2014 21h29- Atualizado em 02/12/2014 21h29
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