quinta-feira, 12 de novembro de 2015

PopRua terá 1° representante da população em situação de rua eleito em Uberlândia

Representantes da população em situação de rua que vão compor o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População de Rua de Minas Gerais, o PopRua-MG, começaram a ser eleitos nesta terça-feira (10), em Uberlândia,. O Comitê é uma instância paritária para discussão e construção de políticas para as pessoas em situação de trajetória de rua, em conjunto com movimentos, entidades e outras secretarias de Estado que atuam com o segmento.


Ao todo, o PopRua terá 11 integrantes titulares da sociedade civil e igual número de suplentes, sendo uma vaga para órgão de representação profissional, cinco para pessoas físicas da população em situação de rua e outras cinco para entidades que possuam atuação direta ou indireta com a temática. Além de Uberlândia, os outros quatro representantes da população em situação de rua serão eleitos em Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Os movimentos sociais, com no mínimo dois anos de atuação, e entidades de representação profissional tiveram até segunda-feira (9) para se candidatar a uma das vagas destinadas à sociedade civil. O PopRua terá também 11 integrantes do poder públicos, com os respectivos suplentes.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), o Comitê contará com representantes das secretarias de Governo, Planejamento e Gestão, Defesa Social, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social, Educação, Cultura, Esportes, Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Polícia Militar, Tribunal de Justiça e Servas.
Os titulares e suplentes do poder público serão indicados pelos secretários de Estado. Já os representantes da sociedade civil serão definidos por meio de assembleias de eleição. As inscrições dos integrantes da população em situação de rua acontecem no próprio local da assembleia.
Para a seleção das entidades que possuam atuação direta ou indireta no tema, será realizada assembleia no dia 24 de novembro, em Belo Horizonte, assim como para a escolha de representantes de entidade profissional.
Uma equipe da Diretoria de Defesa e Reparação dos Direitos Humanos da Sedpac, em parceria com o Movimento Nacional da População de Rua, está visitando os municípios que sediarão as assembleias neste mês.
Após a realização desses eventos, a Sedpac publicará e divulgará os nomes dos titulares e suplentes do PopRua-MG.
Fonte: Correio de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário