terça-feira, 3 de novembro de 2015

NOVEMBRO AZUL

LIZA PRADO É AUTORA DA LEI QUE INSTITUI A PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA EM MINAS


Para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Brasil se colore de azul durante todo o mês de novembro. Liza Prado é a autora da Lei 21.168, que institui a prevenção ao câncer de próstata em Minas.
Para Liza, foi uma de suas grandes vitórias como deputada estadual de Minas:  “esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, apenas atrás do câncer de pele. Essa é uma doença silenciosa que, se não diagnosticada e tratada a tempo, pode trazer inúmeras sequelas e até mesmo ocasionar a morte”.
A Lei determina a implantação e a difusão de formas eficazes de prevenção ao câncer, assim como a criação de condições para a melhoria da qualidade de vida do doente. A Lei 21.168 também estabelece o desenvolvimento dos recursos humanos na área da saúde, para que haja o aperfeiçoamento e a expansão da assistência aos pacientes.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos exames, pela melhoria na qualidade da informação e pelo aumento na expectativa de vida. De acordo com os médicos, se diagnosticado no início, as chances de cura são de 80% a 90%; se detectado em estágio avançado, essas chances diminuem para 10% a 20%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário