quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Uberlândia receberá Central de Interpretação de Libras

Para proporcionar atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva de Uberlândia, será instalada, em novembro desse ano, a primeira Central de Interpretação de Libras (CIL) do município.

Uberlândia é a segunda cidade com o maior número de pessoas com deficiência auditiva em Minas Gerais, de acordo com dados divulgados pelo IBGE. A Central irá disponibilizar, além dos intérpretes, um veículo com motorista. As ações visam auxiliar essas pessoas em suas atividades cotidianas, facilitando o acesso a diversos serviços, como consultas médicas, transações bancárias, etc.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada Liza Prado (PSB), argumenta que “o surdo compreende as informações através da sua língua natural, ou seja, a língua de sinais. Lembrando que não se trata de linguagem, mas sim, do meio de comunicação que o surdo utiliza para se socializar de forma cidadã com a maioria da população”.

A CIL será instalada na Praça Tubal Vilela, 60, Centro. O atendimento será realizado mediante agendamento. Até o final de 2013 outras duas Centrais serão instaladas no Estado, nas cidades de Belo Horizonte e Juiz de Fora. 
Deputada Liza Prado ao lado de Carmen Rocha, subsecretária de Estado de Direitos Humanos do Estado, 
responsável pela implantação do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário