terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte - Liza Prado participa de debate sobre a implantação de pedágio na BR-040-MG



Parlamentares e moradores de condomínios próximos à Capital criticaram o modelo de privatização proposto para a rodovia BR-040, entre Juiz de Fora e Brasília. Eles consideram abusiva a instalação de uma praça de pedágio no km 562, a 1,5 km do trevo de Ouro Preto, uma vez que milhares de pessoas moram em sítios e condomínios localizados na região. O assunto foi discutido ontem, em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte.
O deputado Fred Costa (PEN), que solicitou a reunião, considerou inadequada a localização do posto. “Milhares de pessoas transitam nesse trecho para trabalhar e terão que pagar pedágio diariamente. Isso é tributação oportunista”, ressaltou. A previsão é de que a tarifa seja de R$ 4,22. Ao longo de um ano, os moradores da região poderiam gastar em torno de R$ 3 mil para sair de casa e retornar. Outra preocupação é com o impacto da cobrança na rotina de pequenos produtores rurais que passam pela região.
O presidente da Associação de Condomínios Verticais, Gustavo Tostes, afirmou que a medida mais adequada seria transferir o pedágio para o Km 580, trecho da estrada posterior à região de sítios e condomínios. O leilão para outorga de 936,8 km da BR--040 está marcado para janeiro de 2013. A previsão é de que a cobrança comece em 2014.
       O deputado Duilio de Castro (PMN) sugeriu aos condomínios que entrem com pedido de liminar para suspender o leilão até que o local previsto para o pedágio seja alterado. 
 
Requerimentos – A comissão aprovou requerimento dos deputados Fred Costa, Duilio de Castro, Liza Prado (PSB) e Carlos Henrique (PRB) para que seja realizada visita à ANTT. Os parlamentares criticaram as ausências de representantes da agência e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
Projetos – A comissão deu pareceres de 2º turno favoráveis ao PL 2.325/11, de Sargento Rodrigues (PDT), que regulamenta a oferta de serviços do tipo couvert; e ao PL 3.088/12, de Anselmo José Domingos (PTC), que trata da oferta de assentos ao público. Ambos podem retornar a Plenário.

Fonte: ASSEMBLEIA INFORMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário