sexta-feira, 30 de março de 2012

REMÉDIO PARA MENOPAUSA GRATUITO


A deputada Liza Prado enviou pedido, à Secretaria de Estado de Saúde, de fornecimento gratuito de remédio para a Terapia de Reposição Hormonal – TRH- às mulheres na menopausa.  


Requerimento enviado pela Deputada:


REQUERIMENTO



Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais,


            A deputada que este subscreve requer a V. Exa., na forma regimental, seja  solicitado à Secretaria de Estado de Saúde o fornecimento gratuito de remédio para a Terapia de Reposição Hormonal – TRH- às mulheres na menopausa,  


Sala das Reuniões, 29 de março de 2012.




Liza Prado
Deputada Estadual


Justificação:
Calcula-se, em números redondos, que a população feminina do Brasil é de 75 milhões, e que o número de mulheres acima de 49 anos é de 10 milhões (cerca de 13% do total).  A diminuição dos níveis hormonais é um fato que ocorre com todas as mulheres e se inicia ao redor dos 40 anos, sendo que a idade média das mulheres na menopausa é de 51 anos, podendo variar de 48 a 55 anos. Algumas  podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, porém todas chegarão à menopausa. É nessa fase, portanto, que os ovários deixam de produzir determinados hormônios e a reposição hormonal torna-se necessária.
As taxas repostas são iguais ou menores que as produzidas pelo próprio ovário durante toda a vida da mulher, o que protegerá a saúde dos ossos e coração. A falta de hormônios ovarianos causa vários problemas como, ondas de calor, ressecamento vaginal e na pele, dores nas articulações, entre outros desconfortos. A continuidade dessa deficiência sem um tratamento adequado pode contribuir para aumento do colesterol e doenças cardiovasculares.
Enfim, podem instalar-se uma série de modificações no organismo da mulher durante a fase climatérica, que ocasionam reais perturbações da ordem social, física, psíquica e sexual, inclusive com risco à vida. No entanto, estas modificações podem ser revertidas com a reposição estroprogestativa, sendo necessário balancear, individualmente, os riscos e os benefícios desta terapêutica.  A reposição hormonal visa, sobretudo, a minimizar ou a prevenir as alterações decorrentes do hipoestrogenismo na pós-menopausa citadas anteriormente, bem como corrigir as disfunções menstruais da pré e perimenopausa, para não ocasionar lesões proliferativas ou hiperplásicas do endométrio, assim como quadros de hemorragia.
Pensando na importância dessa prática de reposição, venho solicitar a V.Exa. que encaminhe pedido de fornecimento gratuito do medicamento específico para essa terapêutica, visto que todas as mulheres, na faixa etária dos 40 anos, precisarão se submeter a algum tipo de tratamento para esse fim e poderão, com essa iniciativa, ter acesso gratuito a um medicamento de uso contínuo.
 

Um comentário:

  1. Nossa que coisa boa , só quem passa por isso sabe o quando é ruim , desagradavel . Parabéns Deputada pois precisamos muito de apoio neste momento!!!! Vou fazer tb um pedido tenho fibronealgia gostaria tb de ter o mesmo apoio , pois os medicamentos são caros!!!! Muito obrigada!!!!! e tudo de bom!!!!

    ResponderExcluir