quarta-feira, 28 de setembro de 2011

GASMIG pode antecipar Gasoduto em Uberlândia


Audiência Pública presidida pela deputada Liza Prado fortalece extensão do gasoduto até Uberlândia

A construção do gasoduto para atender Uberlândia e região pode ser antecipada. A informação é do diretor de Conservação de Energia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Saulo de Souza Queiroz, que participou da reunião da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada na cidade nesta terça-feira (27/9/11) e presidida pela deputada Liza Prado, autora do requerimento que deu origem à audiência.
Segundo Queiroz, a extensão do gasoduto de São Carlos (SP) até Uberaba deve ser finalizada até 2014, mas o ramal para levar o gás até Uberlândia pode ser construído paralelamente. A decisão sobre a antecipação do cronograma de atendimento do Triângulo Mineiro deve ser tomada pelo Governo do Estado até 2012, ainda de acordo com o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Para levar o gás natural de São Carlos a Uberaba, é preciso construir 290 quilômetros de dutos. De Uberaba a Uberlândia, são mais 110 km. O gasoduto será construído pela Gasmig em parceria com a Cemig, e vai demandar investimentos da ordem de R$ 400 milhões. Devem ser gerados cerca de 1,3 mil empregos diretos e indiretos, conforme informações de Saulo Queiroz.
O gasoduto foi projetado para atender à demanda da Petrobras, que vai construir em Uberaba uma fábrica de amônia, matéria-prima para a produção de fertilizantes. Somente para Uberaba, a demanda prevista é de 1,3 milhão de metros cúbicos de gás. Para o restante do Triângulo Mineiro, a estimativa é de 1 milhão de metros cúbicos.
Inicialmente, o gás natural deve atender à demanda industrial e comercial. Para as indústrias, a substituição da energia elétrica pelo gás pode representar uma economia de 10% a 15%, segundo Saulo Queiroz. "O gás é um atrativo para as indústrias, em comparação com as altas tarifas e impostos incidentes sobre a energia elétrica", explicou.
Para Liza, os motoristas do Triângulo Mineiro também poderão se beneficiar com mais uma opção de combustível: o gás natural veicular (GNV). De acordo com Saulo Queiroz, a Gasmig também tem interesse em atender futuramente os consumidores residenciais com gás canalizado. A empresa já desenvolve um projeto-piloto de rede de distribuição residencial em Nova Lima, segundo Queiroz.
O vereador Vitor Hugo, de Monte Carmelo, cobrou a extensão do gasoduto até a cidade, que possui o maior parque cerâmico do Brasil. A deputada Liza Prado (PSB) disse que vai pedir à Gasmig que estude a viabilidade de mais essa extensão. Ela também vai solicitar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico o cronograma das obras. Esses dois requerimentos serão colocados em votação na próxima reunião da comissão.
Para a deputada Liza Prado, a gasoduto vai possibilitar a atração de novas indústrias e a geração de mais empregos para o Triângulo Mineiro. "O gás natural poderá ser utilizado como fonte de energia limpa pelas indústrias, que, assim, se tornarão mais competitivas", destacou.
Também participaram da reunião o vereador de Uberlândia Zezinho Mendonça e o representante da Associação para Gestão Ambiental do Triângulo Mineiro, Gustavo Malaco.
    







 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário