quarta-feira, 8 de abril de 2015

8 ABRIL: Dia Nacional do Sistema Braille

 De 2005 a 2008, quando estivemos à frente da Superintendência do Procon de Uberlândia, promovemos a tradução e a publicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no sistema braille, além de viabilizarmos a sua gravação em audiobooks. Os volumes foram distribuídos às associações e bibliotecas do município. Como presidenta da Comissão de Defesa de Direito das Pessoas com Deficiência na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, apresentamos inúmeros projetos em defesa das pessoas com deficiência visual, entre eles o PL 2009 2011 - PROJETO DE LEI que dispõe sobre a política de fomento à criação e implantação de jardins sensoriais, obras de arte tridimensionais, brinquedos e parques infantis acessíveis em locais de entretenimento e lazer, escolas e espaços públicos no Estado.


Dia Nacional do Sistema Braille é comemorado anualmente em 8 de abril, no Brasil.
A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das políticas públicas para inclusão dos deficientes visuais no sistema educacional do Brasil. A comemoração também visa à reflexão sobre a empregabilidade de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento intelectual, profissional e social desta população.
O Braille é um sistema de códigos em alto relevo que representam todas as letras do alfabeto, números, símbolos aritméticos e etc. O sistema é composto por seis pontos, divididos em duas colunas de três pontos, formando no total 63 combinações diferentes, sendo cada um representante de um número, letra, pontuação e etc.
O sistema Braille foi criado na França, em 1825, pelo francês Louis Braille, que perdeu a sua visão quando tinha apenas 3 anos de idade.

Origem do Dia Nacional do Sistema Braille
Dia Nacional do Sistema Braille foi criado em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor deficiente visual do Brasil.
Aos 10 anos de idade, ele foi enviado para Paris estudar no Instituto Real dos Jovens Cegos. Lá aprendeu a recém-criada técnica de Braille. Ao voltar ao Brasil, ensinou e espalhou o novo sistema de educação para deficientes visuais pelo país.
Devido a sua importante contribuição para a melhoria no aprendizado das pessoas com deficiência visual, José de Azevedo recebeu o título de "Patrono da Educação para Cegos no Brasil".
O Dia Nacional do Sistema Braille existe no Brasil desde 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário