terça-feira, 21 de outubro de 2014

Banco do Brasil tem 48h para voltar a funcionar em horário normal

por Cindhi Belafonte


A Justiça Estadual em Uberlândia determinou que as agências do Banco do Brasil situadas nas avenidas Rondon Pacheco, Floriano Peixoto, João Naves de Ávila e José Fonseca e Silva retomassem o autoatendimento ao público até as 22h. A sentença, que deve ser cumprida em até 48h depois de o banco ser notificado, determina ainda que a instituição bancária instale medidas preventivas de segurança nos postos de atendimento para proteger os consumidores. A reportagem do CORREIO de Uberlândia entrou em contato com a assessoria de imprensa da instituição, que informou que o banco ainda não recebeu a decisão.
CAPA-FERNANDO
De acordo com o promotor que moveu a ação, Fernando Martins, a redução no horário do autoatendimento traz prejuízos para clientes (Foto: Marcos Ribeiro 11/08/2014)
 A liminar atende a um pedido do Ministério Público Estadual, feito por meio de uma ação civil pública ajuizada em 22 de setembro deste ano. Na ocasião, o promotor Fernando Martins disse ao CORREIO que a redução no horário do autoatendimento trazia prejuízos para os clientes, uma vez que eles ficariam limitados na busca de um serviço considerado essencial.
Agência do Banco do Brasil na avenida Floriano Peixoto foi uma das atacadas no primeiro semestre (Foto: Cleiton Borges 10/06/2014)
Agência do Banco do Brasil na avenida Floriano Peixoto foi uma das atacadas no primeiro semestre (Foto: Cleiton Borges 10/06/2014)

As agências que tiveram o horário reduzido no primeiro semestre de 2014 foram alvo de explosões de caixas eletrônicos, algumas delas mais de uma vez. O funcionamento, que antes ia das 6h às 22h, passou a ser realizado entre 9h e 17h e foi suspenso em feriados e fins de semana. Ainda segundo a determinação legal, “a tensão entre o serviço bancário e os agentes criminosos sempre existiu e é inerente à própria atividade” e, portanto, a hipótese do crime não pode ser capaz de gerar redução no funcionamento dos terminais de autoatendimento. 

Outros dois bancos que haviam adotado a mesma medida, assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em junho, voltaram a manter o atendimento via caixas eletrônicos em horário normal em todos os equipamentos e evitaram uma ação da promotoria. 

fonte: Correio de Uberlândia

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