terça-feira, 6 de maio de 2014

Apae de Sete Lagoas reivindica verbas para manutenção

A deputada Liza Prado, juntamente com a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, visitou nessa segunda-feira, 05, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sete Lagoas. A visita teve como objetivo conhecer os serviços prestados e verificar a infraestrutura e as condições de funcionamento da Apae. 

Uma das demandas apresentadas aos parlamentares durante a visita, foi o aumento de verbas para despesas de manutenção e ampliação do número de profissionais para melhorar o atendimento dos 617 usuários da Associação. Também foram solicitadas melhorias físicas de setores como o consultório odontológico e de equipamentos adaptados de informática, além da manutenção dos dois ônibus utilizados para o transporte das pessoas atendidas.

Liza e os outros deputados foram recepcionados pelo presidente da Apae de Sete Lagoas, Francisco Eugênio Barbosa Raposo, e por diretores da unidade. Lá, os parlamentares verificaram a estrutura do local, com seus cinco blocos espalhados em uma área de 20 mil m², onde trabalham 170 profissionais que atendem pessoas de seis cidades vizinhas.

Essas demandas também foram reforçadas na audiência pública realizada à tarde na Câmara Municipal de Sete Lagoas pelo presidente da Apae. Ele apresentou outras reivindicações, como a ampliação da clínica médica e do auditório, a reforma da rede física, elétrica e hidráulica e da quadra poliesportiva, além de novas salas de aula, adequação dos aparelhos tecnológicos e mais veículos para visitação domiciliar.

Segundo Francisco Eugênio Raposo, a Apae de Sete Lagoas foi fundada em setembro de 1970 e é voltada para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual. A instituição é especializada em habilitação e reabilitação de pessoas com deficiências intelectual e múltipla. Ainda de acordo com ele, dos 617 atendidos, 52 alunos estão inseridos no mercado. Além disso, a clínica médica da Apae faz 6 mil atendimentos por mês.

Já o diretor da Apae de Mariana, Cristiano Casimiro dos Santos, apresentou outras sugestões, como o nivelamento dos salários dos profissionais das Apaes, já que alguns são pagos pelas prefeituras e outros pelo Estado, sem um piso igual. Ele reivindicou também direcionamento de verbas e ponto de ônibus com acessibilidade em frente às Apaes. Além dele, estiveram presentes na reunião representantes de Apaes de outras cidades vizinhas, como Felixlândia, Três Marias e Prudente de Moraes.

A deputada Liza Prado, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou a importância das reuniões para realizar um raio X das Apaes. Ela afirmou que em Sete Lagoas a maior necessidade da Apae é de verbas para manutenção e para a construção de uma quadra poliesportiva coberta.

Texto: Imprensa ALMG/ Assessoria Liza Prado
Fotos: Guilherme Dardanhan - ALMG/ Assessoria Liza Prado



































Nenhum comentário:

Postar um comentário