segunda-feira, 3 de junho de 2013

Denúncia de agressões contra idosos cresce 50% em Minas Gerais

 
Atendendo ao requerimento da deputada estadual Liza Prado, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debateu dia 29/05, em Audiência Pública, propostas para a melhoria da qualidade de vida dos idosos. O encontro foi marcado pela apresentação dos resultados do II Fórum Mineiro sobre os Direitos do Idoso, realizado em maio deste ano pela PUC-Minas e que contou com palestra da Deputada Liza Prado e também de representantes da OAB-MG, Ministério Público de Minas Gerais, ASPROM, Delegacia especializada de proteção ao Idoso e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, entre outros.
 
Atendendo às reivindicações das entidades participantes, a deputada Liza Prado se comprometeu a apresentar proposições de Lei que vão tratar de redução de impostos e descontos nas contas dos serviços públicos de água e energia elétrica para as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs); elaboração de leis que incentivem parcerias entre essas instituições e a iniciativa privada para a oferta de espaços culturais, recreativos e de saúde; regulamentação da profissão de cuidador de idosos; e criação de subsídios governamentais para a formação de profissionais.

A Deputada Liza Prado concluiu, em conjunto com demais participantes do Fórum, que o Poder Executivo atua muito mais como fiscalizador do que como parceiro das ILPIs. Liza Prado destacou também a qualidade do trabalho realizado pelos alunos da Faculdade de Direito da PUC Minas, responsável pelo levantamento de dados e que subsidiaram a discussão e o diagnóstico para proposições de medidas que ela irá tomar e que levem ao avanço nas melhorias das condições de vida dos idosos. Durante o encontro, os especialistas revelaram alguns números preocupantes. Entre eles destacam:-se: denúncias de agressões contra idosos crescem 50% em Minas e que também é crescente o número de crimes contra idosos praticados por filhos e cuidadores de idosos, principalmente por interesses financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário