terça-feira, 6 de novembro de 2012

Liza Prado participa de audiência pública em prol dos produtores rurais



Regularizar as atividades de produtores que hoje atuam na clandestinidade e melhorar as condições das estradas rurais. Estas foram algumas das sugestões apresentadas pelos participantes da audiência pública de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012-2015 realizada ontem no Piumhi Tênis Clube, em Piumhi (Centro-Oeste). Na reunião, promovida pelas Comissões de Política Agropecuária, de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, foram colhidas 34 propostas de entidades e de cidadãos para o exercício de 2013. Foi a última das quatro audiências de revisão do PPAG no interior. Agora, as discussões se concentram na Capital.

A reunião em Piumhi foi aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB). Ele destacou a importância do evento e da apresentação de propostas pela sociedade, que poderão ser transformadas em emendas ao projeto de lei de revisão do PPAG. Minas Gerais é o único Estado a fazer a revisão anual do plano, por meio das audiências da ALMG. “A Assembleia é sempre muito responsável e verdadeira, conversando e se fazendo presente no objetivo de melhorar a vida dos mineiros. E é por isso que estamos aqui hoje, neste que é um dos momentos de Regularizar maior significação para o Parlamento mineiro: quando a Assembleia vem para conversar com as pessoas”, declarou o presidente.

Dinis Pinheiro chamou a atenção também para a diversidade de temas abordados nos eventos. Nas outras três reuniões no interior, foram discutidos programas das áreas de educação, em Araxá (Alto Paranaíba); de desenvolvimento social, em Araçuaí (Vale do Jequitinhona); e de saúde, em Poços de Caldas (Sul).

Além da regularização das atividades e do investimento nas estradas, os participantes da reunião em Piumhi sugeriram a criação de um consórcio intermunicipal de inspeção sanitária, a padronização de produtos por região, a adoção de medidas para melhorar a renda do pequeno produtor mineiro e o incentivo à produção de queijos artesanais.

Avanço - “O grande avanço no setor agropecuário mineiro vai acontecer quando o Ministério da Agricultura der mais tranquilidade aos produtores rurais para comercializar fora do Estado”, afirmou o presidente da Comissão de Política Agropecuária, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), referindo-se a medidas restritivas adotadas pelo Governo Federal. A deputada Liza Prado (PSB) destacou a necessidade de os trabalhadores rurais ligados à economia solidária se organizarem e melhorarem os meios de comercialização de seus produtos. O deputado Fabiano Tolentino (PSD) ressaltou a iniciativa da Assembleia de discutir o PPAG com produtores rurais. Também durante os debates de ontem, técnicos do Governo do Estado prestaram contas sobre programas da Rede de Desenvolvimento Rural, do PPAG, além do programa Cultivar, Nutrir e Educar, da Rede de Desenvolvimento Social e Proteção.





Nenhum comentário:

Postar um comentário