segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Socialistas avançam em cinco capitais

O desfecho das eleições municipais, com a apuração do segundo turno em 17 capitais, definiu com precisão a nova distribuição de forças nas principais cidades brasileiras. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) é a legenda com maior número de prefeitos nas capitais. O partido do governador pernambucano, Eduardo Campos, conquistou cinco. Em 2008, só havia levado a melhor em três. Tucanos e petistas ficaram com quatro cada, seguidos pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que ganhou em três.
Grande vencedor das eleições nas capitais, o PSB referendou ontem o título com as vitórias em Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho. No primeiro turno, os socialistas haviam faturado as prefeituras de Recife e Belo Horizonte — essas duas consideradas as vitórias mais simbólicas e importantes do partido nestas eleições.
A disputa mais apertada ocorreu em Macapá, onde Clécio, do PSol, venceu o atual prefeito, Roberto Góes, do PDT, por uma diferença de apenas 2,3 mil votos. O ganhador acabou as eleições com 50,59% dos votos válidos, e Roberto, com 49,41%. A briga eleitoral no município também teve importância por outro dado inédito: Macapá é a primeira capital que será comandada pelo PSol, oito anos depois da criação da legenda. O PSD, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também conquistou a sua primeira prefeitura em capitais: o deputado estadual César Sousa Júnior, filiado à legenda desde setembro do ano passado, comandará Florianópolis.
A vitória mais expressiva do segundo turno foi registrada em João Pessoa. O deputado estadual Luciano Cartaxo, do PT, teve 68,13% dos votos. O número de eleitores que o escolheram para comandar a capital paraibana é mais do que o dobro do total de eleitores que votaram no senador tucano Cícero Lucena.
Dos 17 vencedores do segundo turno nas capitais, três eram deputados estaduais e três tinham mandato de deputado federal. A eleição mudará a configuração na Câmara dos Deputados e nas assembleias estaduais: eles deixarão os cargos para os suplentes para poderem assumir as prefeituras. Entre os derrotados que voltarão aos seus mandatos estão dois deputados federais e dois deputados estaduais. Os Senadores Vanessa Graziotin e Cícero Lucena, que representam respectivamente Amazonas e Paraíba e perderam a disputa em Manaus e em João Pessoa, continuarão com o mandato por mais quatro anos.

Fonte: ESTADO DE MINAS - 29/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário