Fotos Vagner de Paula, Câmera Municipal de Uberlândia
Liza Prado é autora de projetos de Lei que visam a melhoria da qualidade de vida para os diabéticos. Entre eles, destacam-se o PL 5430, que isenta os produtos alimentícios para diabéticos da cobrança de impostos; o PL 1966, que determina a regulamentação da publicidade de alimentos direcionados às pessoas com diabetes e o PL 3634, que dispõe sobre o fornecimento de alimentação escolar diferenciada para os alunos diagnosticados como diabéticos, obesos e celíacos, nas escolas da rede pública do Estado.
A palestra foi ministrada pela médica Taciana Feibelmann, endocrinologista da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde realiza atendimento e atividades didáticas nos Ambulatórios de Endocrinologia Pediátrica Geral; Infantil de Puberdade e Distúrbios Adrenais; de Hormônio de Crescimento e no Ambulatório Saúde e Cidadania para atendimento endocrinológico de travestis e transsexuais.
O Instituto foi idealizado por Débora Santana, mãe de Lucas, diabético desde os oito anos. Ela explica que o projeto surgiu há um ano, após ter percebido a dificuldade que as famílias de diabéticos enfrentam para lidar com a doença. “No ambiente escolar é muito difícil, ninguém entende a enfermidade. Meu filho, por exemplo, não pode comer como as outras crianças”, ressalta. O principal objetivo da entidade é investir na Educação em Diabetes para Crianças e Adolescentes. O projeto busca auxiliar as famílias sobre como enfrentar o diabetes e o pronto atendimento. O Diabetes é uma doença perigosa, normalmente silenciosa, relacionada com a produção e o uso da INSULINA.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, no mundo há 250 milhões de pessoas com diabetes e, a cada ano, 7 milhões entram nesta lista. No Brasil, são quase 12 milhões de diabéticos, sendo que a metade deles não sabem que são portadores da doença.
MAIS INFORMAÇÕES: Deputada Liza Prado: 34. 9992.3801 / 31. 9877.6983
Nenhum comentário:
Postar um comentário