quinta-feira, 19 de maio de 2016

Uberlândia ganha Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

Prioridade de assistência no local é para as conciliações e mediações

'Núcleo da Cidadania' também deve ser criado para tirar dúvidas.
Foi inaugurado nesta quarta-feira (18) em Uberlândia, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus). A prioridade no local é para as conciliações e mediações. O serviço foi oficialmente instalado com a presença do desembargador Wander Marotta, que é 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Na cidade, são cerca de 350 mil processos, 23 varas e 31 juízes na Justiça Estadual. A estimativa é de que 35 mil destes processos possam ser resolvidos via Cejus.

O novo espaço conta com acessibilidade para facilitar o trânsito de pessoas nos três andares do prédio, tem banheiros individuais e estrutura adequada para usuários e servidores. São 12 salas com secretaria e gabinete.

No local ocorrerão a regularização de divórcios, investigação de paternidade, definição de pensão alimentícia e brigas entre vizinhos - demandas que nos prazos comuns da Justiça podem ter desfecho demorado.

Com o Cejus funcionando, a ideia é de que se implante em breve o "Núcleo da Cidadania" para tirar dúvidas e orientar a população. Nele, muitas questões podem ser resolvidas antes mesmo de virarem ações judiciais.

Segundo o juiz diretor do foro em exercício, Paulo Fernando Naves de Resende, poucos servidores atuarão no Cejus, pois a intenção é dar a oportunidade para estudantes de direito ingressarem nas práticas jurídicas.

O Cejus funciona na Rua Martinésia, no Centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário