domingo, 17 de janeiro de 2016

Me liga no WhatsApp?



E O CONSUMIDOR, COMO FICA?


No meio dessa "guerra" entre as teles e o WhatsApp e de tantas mudanças no serviço de telefonia está o consumidor.

Para Rafael Zanatta, a estratégia temporária das operadoras de telefonia móvel é de "aliança com o inimigo", por meio de planos e parcerias com o WhatsApp. "Nos últimos tempos, surgiram inúmeras promoções de WhatsApp ilimitado e internet não tarifada por exemplo. É preciso muito cuidado, pois muitas propagandas são enganosas e podem violar o Código de Defesa do Consumidor", destaca.

A advogada Giseles Arantes acredita que, no fim das contas, todas essas mudanças e discussões vão acabar beneficiando o usuário, porque provocarão aumento da concorrência entre as operadoras e permitirão a livre escolha do melhor plano. Por enquanto, é preciso conhecer como funciona o consumo de dados na telefonia móvel e como essas promoções são ofertadas. Veja, a seguir, algumas dicas importantes:

• Tome cuidado com anúncios de "internet grátis" ou "ilimitada", pois costuma ser propaganda enganosa.

• Avalie se você realmente precisa de todos os serviços do seu plano. Você pode ser induzido a adquirir um produto com serviços que não interessam.

• Nem o WhatsApp é totalmente de graça. Apenas mensagens de texto e de áudio não são tarifadas. Já o uso de voz sobre IP (VOIP), que são as ligações, consome dados do plano do seu celular, quando você está conectado pela rede 3G. Desse modo, prefira ligar com o WhatsApp quando estiver conectado em uma rede wi-fi.

• Observe, especialmente, a franquia de dados do seu plano. Essa franquia é diferente da velocidade da internet.Se você faz muitos downloads (fotos e vídeos), contrate uma franquia de muitos megabytes.

• Avalie também quantos minutos você costuma falar ao celular (acesse o seu histórico de ligações no espaço do consumidor no site da sua operadora) e calcule quanto gastaria com um pacote de minutos e pagando as ligações avulsas. Se você falar pouco, mesmo as ligações avulsas sendo mais caras do que nos pacotes, pode valer a pena.

• Leia com muita atenção o contrato, principalmente as cláusulas que tratam da redução da velocidade ou bloqueio da navegação se a franquia for ultrapassada. Nenhuma cláusula pode ser alterada após a assinatura do documento.


Fonte Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário