terça-feira, 9 de junho de 2015

Iº SEMINÁRIO UTRAMIG DE MEIO AMBIENTE 2015


Com palestras e oficinas de plantio, de água e de reaproveitamento de resíduos, a diretoria da Utramig abre nesta terça-feira, às 18h40, o Iº SEMINÁRIO UTRAMIG DE MEIO AMBIENTE 2015.  O encontro prossegue nesta quarta-feira, dia 10 de junho, e será encerrado no sábado, dia 13, com uma oficina de reaproveitamento de resíduos. O seminário será na sede da Fundação, na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte.

Em parceria com o IEF, a oficina de plantio de mudas vai mostrar a importância desta questão, porque a perda é gigantesca quando o assunto é plantio. Os alunos vão ganhar sementes de uma espécie, pelas quais ficará responsável até o fim do curso, em novembro, quando serão plantadas árvores nos arredores da Utramig.  

Na terça, o tema em debate é o resíduo sólido, com foco no consumo consciente, para a redução da quantidade de resíduos. Os estudantes vão aprender sobre as novas aplicações para esses resíduos, que podem se transformar em biomassa, ou como energia, ou mesmo como insumos para as indústrias.

Nas oficinas, a proposta é mostrar a importâncias dos cursos técnicos na criação de projetos na área de meio ambiente. Para isso, foi criada na Utramig uma verdadeira força-tarefa de mestres no assunto, para que os estudantes saiam das oficinas com uma proposta de trabalho, que se transformará em projeto a ser consolidado pela fundação, já no fim do semestre.

Entre os temas a serem debatidos, estão a gestão de bacias hidrográficas; a recuperação de áreas degradadas; o reaproveitamento de resíduos sólidos; plantas medicinais e frutos do cerrado; a transferência de tecnologia e gestão do conhecimento para melhorar a qualidade de vida do cidadão, na cidade e no campo e Meio Ambiente e a sustentabilidade para o novo milênio.

Além de cerca de 100 alunos do curso de Meio Ambiente da Fundação, o Seminário vai reunir referências mineiras quando o assunto é Meio Ambiente: os professores, doutores e pesquisadores Paulo Martins, Doutor em Ciências da Terra; Fernando Madeira, Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais; Cláudio Cançado, Doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Eli Cezar, especialista em Recuperação de Áreas Degradadas e Ronaldo Lima, especialista em reaproveitamento de resíduos sólidos.

O encontro tem por objetivo subsidiar as discussões sobre o tema Meio Ambiente, no sentido de ampliar a contribuição da Utramig na construção de uma “Sociedade Sustentável”. Durante o Seminário, além da discussão de questões ambientais, será estimulado o planejamento e a troca de experiências, com o intuito de mudar hábitos e melhorar as práticas para reverter os indicadores atuais.

Segundo o professor Fernando Madeira, um dos coordenadores do evento, o objetivo também é propor a realização de negócios entre alunos e empresas convidadas, estimulando o desenvolvimento de pesquisas e de projetos na área. “Nosso objetivo é desenvolver nos estudantes conhecimento, habilidades e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente”, explica. Fernando Madeira coordenou diversos projetos vinculados ao programa de Coleta e Beneficiamento Sustentável da Fava D´anta, de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas e de Implantação de Unidades de Beneficiamento de Produtos Oriundos da Base Produtiva Local.

O coordenador do curso de Meio Ambiente da Utramig, professor Henrique Costa, ressalta que o Seminário também visa proporcionar um momento de integração entre os alunos, possibilitando o estudo e a socialização dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário