sábado, 13 de junho de 2015

Exposição de reciclados da Utramig na Coluna Anna Marina Estado de Minas


ANNA MARINA »Reciclados criativosUtramig promove exposição de artesanato

Publicação: 13/06/2015 04:00

Peças coloridas de Márcia Pinho (Utramig/reprodução)
Peças coloridas de Márcia Pinho
 

Um bom programa para o fim de semana é dar uma passada na exposição que está sendo patrocinada pela Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

A mostra de produtos reciclados está fazendo o maior sucesso pelo inusitado da matéria-prima utilizada. Cápsulas de café nexpresso se transformam em colares fashion; fundos de latas de alumínio viram gargantilhas; embalagens de xampu e zíperes dão vida a bijuterias finas; papel é transformado em peças utilitárias e decorativas.
Latas de óleo viram luminárias. Há também mandalas feitas com papel de jornal. Caixas de bombom, latinhas, garrafas PET, pauzinhos de pirulito e restos de brinquedos se transformam em aviões.

Márcia Pinho cria colares, pulseiras e gargantilhas com fundos de latas de alumínio, embalagens de xampu, miolos centrais de disquetes e zíperes de calças ou roupas usadas que teriam o lixo como destino. Mineira do Vale do Jequitinhonha, ela morou por muitos anos em Brasília, onde trabalhou com inclusão social de catadores de lixo, no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Há cinco anos, trocou a profissão de historiadora e professora de espanhol pelo artesanato.

Dominga é outra artesã que transforma papel em peças utilitárias e decorativas. Ronaldo Lima usa papel para criar mandalas que são verdadeiras obras de arte. Fátima Duarte lança mão de placas de Raios X e retalhos de banners para produzir bolsas e carteiras exclusivas em crochê. E Márcio Lopes aproveita latas de óleo para fazer luminárias únicas.

A exposição estará aberta hoje, a partir das 9h, no hall de entrada da Utramig, que fica na Avenida Afonso Pena, 3.400, Bairro Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário