domingo, 17 de janeiro de 2016

Conheça seus direitos em caso de problemas com voos


Anac recomenda que passageiros entrem em contato com as companhias para saber a situação do voo e melhor horário para comparecer ao aeroporto

Os passageiros que tiveram seus voos cancelados ou atrasados têm direito a comunicação, alimentação, acomodação em hotéis e reembolso de passagens, conforme o tempo de espera no aeroporto. As regras são definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e devem ser seguidas por todas as companhias, mesmo quando o problema no voo acontece por um problema que a empresa não pode controlar, como as condições meteorológicas.
Neste fim de semana, os passageiros que passaram pelo aeroporto de Confins sofreram com atrasos e cancelamentos causados por condições climáticas desfavoráveis.
Conheça seus direitos: 
A partir de uma hora de atraso: a empresa tem que oferecer ao passageiro meios de comunicação com a família, empresa e outros.
A partir de duas horas de atraso: a companhia aérea tem que oferecer alimentação aos passageiros (voucher, lanche, bebidas etc.).
A partir de quatro horas de atraso: o passageiro em direito a acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a sua residência e desta para o aeroporto.
Atraso superior a quatro horas ou cancelamento: a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação em outros voos ou reembolso. A assistência material deverá ser oferecida também aos passageiros que já estiverem a bordo da aeronave, em solo, no que for cabível. A empresa poderá suspender a prestação da assistência material para proceder ao embarque imediato. O reembolso acontece da mesma maneira que a passagem foi comprada: se o pagamento foi à vista, o reembolso deve ser imediado; se foi parcelado no cartão, segue a política da operadora do cartão. 

Onde reclamar: reclamações devem ser registradas primeiro na própria empresa e depois na Anac, que tem postos nos aeroportos. 
Em nota divulgada em seu site, a Anac explica que as restrições de voos em aeroportos do Sudeste neste fim de semana acontecem devido às condições climáticas e ressalta que "a segurança das operações é prioridade para a aviação civil em todo o mundo".
A agência recomenda que os passageiros "entrem em contato com a companhia aérea para verificar a situação de seu voo e o melhor horário para comparecer no aeroporto". 
Fonte: Jornal O Tempo

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