A Pesquisa de Orçamento Doméstico de Belo Horizonte, elaborada pela Fecomércio MG, referente às operações de setembro de 2014, aponta que 81,3% dos consumidores planejaram seus gastos no período. Desses, 37% planejaram e seguiram com rigor esse planejamento. O número de pessoas que fizeram o planejamento e o seguiram parcialmente correspondeu a 37,8% dos entrevistados, enquanto 6,5% planejaram, mas não conseguiram seguir o que foi estipulado.
A pesquisa aponta que 81,9% dos respondentes não compraram por impulso em setembro, valor acima do apurado no mês anterior (74,1%). “A elevação dos preços, a queda no consumo e o desaquecimento da economia, reduziu a confiança dos consumidores, que acabam sinalizando pela redução na compra por impulso e no consumo como um todo”, explica o economista da Fecomércio MG, Gabriel de Andrade Ivo.
Formas de pagamento
O cartão de crédito representou 59,1% do peso dos compromissos financeiros, registrando recuo em relação a agosto (65,2%). Já os cartões de loja apresentaram um aumento, com 16% frente a 11,3% da pesquisa anterior.
Recursos excedentes
O estudo revela ainda que, com os recursos excedentes, 35% dos entrevistados investem na poupança e 31% no lazer, representando um aumento de 2,8% e 2,1% respectivamente, se comparado ao mês anterior. “Isso indica que o consumidor da capital está atento ao planejamento futuro e a qualidade de vida”, diz Gabriel Ivo.
Metodologia
A pesquisa foi realizada com 407 pessoas, entre os dias 22 e 26 de setembro, nas regiões Barreiro, Centro-Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Noroeste, Norte, Pampulha e Venda Nova.
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