terça-feira, 18 de março de 2014

Deputada Liza Prado solicita a retirada de leite adulterado com formol do mercado

As marcas de leite Parmalat e Líder podem ter as vendas suspensas a qualquer momento no mercado mineiro. A deputada estadual Liza Prado (PROS) enviou um requerimento aos Ministérios Públicos Estadual, Federal, e também à Vigilância Sanitária solicitando a abertura de investigação e suspensão temporária das vendas dos leites, além do recolhimento dos produtos. O pedido foi feito após denuncias do Ministério Público do Rio Grande do Sul que quase 300 mil litros de leite com formol dessas marcas foram distribuídos em São Paulo e no Paraná, havendo também a suspeita que o produto tenha sido enviado para mercados de outros Estados para escapar da fiscalização.

Esse já é o quarto esquema de adulteração de leite descoberto pela operação "Leite Compen$ado", desde 2013. Na última investigação, iniciada em fevereiro desse ano, o MP-RS concluiu que 12 amostras de leite cru coletadas em um posto de resfriamento do município de Condor continham formol. O produto adulterado havia sido comercializado pela empresa LBR, que responde pelas marcas Líder e Parmalat, e distribuídos, inicialmente, para as cidades de Guaratinguetá/SP e Lobato/PR. 

De acordo com a investigação, os fraudadores adicionavam ureia, que contém formol em sua composição, para aumentar o volume do leite. O formol, além de causar sérios danos ao parelho gastrointestinal, é considerado cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde (OMS).



Nenhum comentário:

Postar um comentário