quinta-feira, 6 de março de 2014

BRT será inaugurado sem elevador e sem sinalização para pessoas com deficiência



A deputada Liza Prado, presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, denuncia a inauguração do BRT sem elevador e sem sinalização para pessoas com deficiência. Reunião aconteceu na manhã dessa quinta-feira,06, Plenarinho I da ALMG.

Somente em 2015 cadeirantes terão acesso ao BRT em Belo Horizonte. O sistema entra em operação dia 8 de março no corredor Cristiano Machado, mas sem elevador para deficientes físicos. Falta também sinalização adequada, o que foi prometido para maio deste ano. Representantes da sociedade civil, em especial de pessoas com algum tipo de deficiência, formalizaram as reclamações durante visita de autoridades da BHTrans e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nessa sexta-feira (21) à obras do Move na Avenida Santos Dumont, Centro da capital.

Ronaldo Silveira, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de BH, aponta as principais queixas. "Falta de elevador para o deficiente físico, falta de comunicação para os surdos e, para os cegos, a forma de travessia, pois corremos o risco de entrar no meio do corredor de ônibus, já que os passeios foram nivelados", relatou.

Eveline Previsan, superintendente de Desenvolvimento de Projetos e Educação da BHTrans, garante que até maio toda a sinalização do BRT estará pronta, mas os elevadores só serão colocados no primeiro trimestre ano que em. "Para 2015 o que está sendo estudado é a colocação, a viabilização da plataforma elevatória, que já estava previsto no projeto, mas que ainda não foi implantado", assegura.

Representante da PBH, a coordenadora de Direitos das Pessoas com Deficiência Cristina Abreu afirma que o dialgo é o melhor caminho para a resolução dos problemas levantados. "Várias soluções já estão sendo encaminhadas, inclusive vagas para pessoas com deficiência para trabalhar na BHTrans. Vamos ouvi-los para saber qual é a melhor forma de serem atendidas as suas demandas", garantiu.





Fonte: Assessoria de imprensa deputada Liza Prado/Rádio Itatiaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário