A Deputada Liza Prado apoia e preside
comissão que trata de melhorias e ampliações dos metrôs da região
metropolitana.
Participação
privada no metrô de BH preocupa participantes de audiência os participantes da
audiência pública realizada ontem (24/11/2011) pela Comissão de Assuntos
Municipais e Regionalização manifestaram preocupação com o sistema de parceria
público-privada (PPP) na construção e operação do metrô de Belo Horizonte.
Atendendo
a requerimento da deputada Liza Prado (PSB) juntamente com outros
parlamentares, a reunião teve o objetivo de discutir o anúncio de expansão
feito pela presidenta Dilma Rousseff, em setembro deste ano.
A
manutenção dos empregos dos trabalhadores, a qualidade do atendimento e o preço
do serviço foram alguns dos pontos discutidos na audiência. Na opinião da
presidenta do Sindicato dos Metroviários, Alda Lúcia dos Santos, sem a gestão
do Governo Federal o metrô não terá uma tarifa social e a relação de trabalho
será precarizada.
O
assessor da Prefeitura de Betim e ex-presidente da Companhia Brasileira de
Trens Urbanos (CBTU), João Luiz da Silva Dias, disse que exemplos de PPPs no
transporte público do Rio de Janeiro e de São Paulo se mostraram fracassados. O
presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem
(Transcon), Hermiton Quirino da Silva, levantou dúvidas sobre a participação
privada na elaboração dos projetos de expansão.
Betim – A
representante do Comitê Pró-Metrô Betim, Ronilda Lobo, reivindicou a extensão
do transporte metroviário até a cidade. Ela lembrou que até 1986 havia um trem
suburbano que ligava Betim ao Centro de BH e que sua desativação provocou um
rápido crescimento na oferta de ônibus. Esse aumento, juntamente com a explosão
numérica da frota de veículos na rodovia Fernão Dias, tem trazido transtornos a
motoristas, passageiros e empresas instaladas no local, conforme o secretário
de Infraestrutura de Betim, José do Carmo Dias.
A
deputada Liza Prado destacou o trânsito caótico de Belo Horizonte e informou
que as autoridades de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, discutem a implantação
do veículo leve sobre trilhos (VLT) para evitar que aquele município enfrente
os mesmos problemas da Capital.
O
deputado Fred Costa (PHS) disse que, mesmo que se adote a PPP na ampliação do
metrô de Belo Horizonte, deverá haver um processo de transição para que os
atuais funcionários não sejam prejudicados.
O custo
da extensão da linha do Barreiro até Betim deverá ser de R$ 15 milhões,
informou a deputada Maria Tereza Lara (PT). Elismar Prado destacou que
transporte público significa melhoria da qualidade de vida da população, por
isso a mobilização não pode parar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário