A deputada estadual Liza Prado é autora do Projeto de Lei nº 3.295/2012, que visa instituir o selo “Empresa Destaque em Solidariedade” para as instituições privadas que promoverem campanhas de doação de sangue, medula óssea, órgãos e tecidos no Estado.
O objetivo do PL é incentivar e conscientizar as empresas do setor privado do papel social que podem exercer promovendo essas campanhas, suprindo as necessidades dos bancos que armazenam tais meios terapêuticos. Para a deputada, “o governo não deve ter apenas os papéis de fiscalizar e punir, mas também o de fomentar iniciativas que atendam o interesse da população”.
Segundo dados da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), somente esse ano foram realizados mais de mil transplantes de órgãos e tecidos no Estado, número pequeno se comparado ao de pessoas que aguardam a cirurgia: cerca de 15 mil.
O número de doadores de medula óssea e de sangue também são insuficientes. Cerca de 400 mil pessoas estão cadastradas em Minas para a doação de medula óssea, mas segundo a Fundação Hemominas os números são considerados baixos, já que a chance de conseguir um doador compatível é de apenas uma em 100 mil. Ainda de acordo com a Fundação, apenas 2% da população do Estado doam sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário