Recentemente, Liza Prado apresentou um projeto ambiental para preservação do rio Uberabinha, que pretende instituir a macrozona do trecho Baixo do rio e proibir usinas hidrelétricas no local. O projeto de Lei Complementar 0644/2021 chegou a ser apresentado na Câmara, mas segue parado por causa do pedido de vista de um dos vereadores, que logo depois apresentou uma emenda à preposição de lei.
Por causa disso, a Associação das Empresas de Turismo do Triângulo Mineiro pede o apoio dos vereadores da Casa para a aprovação do Projeto e o favorecimento da prática de ecoturismo e de aventura na região, devido às expressivas corredeiras e formação de cachoeiras no local. Por meio de ofício, a solicitação foi encaminhada a todos os vereadores da cidade. Compõem a Associação: Curupira Turismo; Associação de Desenvolvimento da Juventude Natureza e Turismo; Paijo Surf Adventure; Aldeia Turismo e Aventura; Minas Aventuras; Flanar Turismo Pedagógico, Técnico e Cultural; Borá Rema; Coletivo dos Atletas de Slackline/Highline; Se Joga Rope Jump Adventure; Ikemana Clube de Remo e Estância do Guardião.
A Associação, que atua em diversas atividades do segmento turístico, ressalta a importância da aprovação do Projeto de Lei, que além de evitar a perda de biodiversidade aquática e a deterioração da qualidade da água, o que preservará trechos mais representativos de florestas ciliares da Bacia, ao proibir a construção de qualquer tipo de barragem em corredeiras que altere o curso, a vazão ou a calha principal do leito do rio Uberabinha e seus afluentes, vai beneficiar a prática de esportes radicais, como cachoeirismo, highinline, rafting, caiaque, boia-cross, rope jump, standup, camping, trekking e turismo contemplativo, com pousadas no entorno, o que vai movimentar a economia local e gerar diversos empregos.
Nesse sentido, a aprovação resultará na preservação do patrimônio natural de quedas, cânions e cachoeiras na calha da região, inserida a jusante da área urbana de Uberlândia até a foz no rio Araguari. Além disso, no principal tributário do rio Uberabinha, o rio das Pedras, já são desenvolvidos passeios de contemplação à natureza e da vida silvestre, com atividades de esporte de aventura, camping e hotéis-fazenda.
Apoie essa ideia! Um patrimônio natural que é de todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário