A Deputada estadual Liza Prado prestou homenagem às mulheres nesta terça-feira, 19/03, em Cerimônia Especial no Plenário da ALMG, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento foi organizado pela bancada feminina da ALMG e contou com a presença de centenas de mulheres, lotando completamente o Plenário. Liza Prado homenageou Maria Cecília Magalhães Gomes (Homenagem Póstuma) e Maria Elvira, que receberam uma placa comemorativa em homenagem à data festiva. Em seu discurso, Liza Prado destacou que "apesar dos avanços, ainda há muito para se fazer em face dos desafios diários de luta contra a violência sofrida pelas mulheres no País e no mundo".
Maria Cecília Magalhães Gomes, do Fórum das Mulheres da Grande Belo Horizonte, falecida em setembro de 2012, no evento, representada por sua irmã, Joana Darc Magalhães Gomes
Maria Cecília Magalhães Gomes, mineira, historiadora, inscreveu seu nome na história do movimento estudantil, na luta contra a ditadura e pela anistia e na fundação do Movimento Popular da Mulher, em Belo Horizonte-MG, desde 1983. Desde então, esteve muito presente na luta pelos direitos da mulher em Minas Gerais. Cecília Gomes pesquisou profundamente a situação da Mulher no País, aprofundando no diagnóstico relativo ao bem-estar e às condições femininas. Seus relatórios ainda são referência para o balizamento teórico e prático das ações em defesa da Mulher contemporânea. Falecida em setembro de 2012, Cecília é mais que um exemplo da Luta feminista. É um modelo a ser seguido como pessoa e líder. Serve a todos nós como alento e estímulo para continuarmos lutando pela emancipação feminina no Brasil e no Mundo.
Maria Elvira, empresária, personalidade política, no evento representada por Fátima Caldas
Formada em Letras e Comunicação Social, Fundadora e presidente da Fundação Newton Paiva para o Desenvolvimento Cultural e Social. Diretora emérita da Associação Comercial de Minas, onde ingressou em 1985, sendo a primeira mulher na entidade. Fundou e presidiu o Conselho da Mulher Empreendedora e foi membro Fórum Estadual de Turismo. Como parlamentar, exerceu dois mandatos de deputada estadual e dois mandatos de deputada federal, sempre com expressivas votações. Foi presidente da Comissão de Educação e cultura, tanto na Assembléia Legislativa de Minas como na Câmara Federal. Foi presidenta emérita do PMDB Mulher Minas e Vice-presidenta do PMDB Mulher Nacional. É Autora da Lei que obriga o SUS à utilização da cirurgia plástica reconstrutiva da mama mutilada pelo câncer. É membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. É cidadã honorária em mais de 60 municípios mineiros. Foi candidata à Prefeita de Belo Horizonte e a vice Governadora de Minas. Em toda a sua trajetória pessoal e parlamentar colocou em lugar destaque, entre suas prioridades, os interesses de Minas Gerais e, em especial, a luta feminista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário