sexta-feira, 28 de abril de 2023

Abril Verde - MÊS DE PREVENÇÃO AO ACIDENTE DE TRABALHO


O Abril Verde é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. A data comemorativa foi criada visando lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado em 28 de abril.
Em sua trajetória, Liza Prado sempre se preocupou com a segurança dos trabalhadores. Por isso, destinou o valor total de R$100.001,80, já executado, ao órgão da Secretaria de Saúde do Centro de Controle de Zoonoses para a aquisição de equipamentos permanentes. Além disso, como presidente da Ultramig (Fundação de Educação para Trabalho de Minas Gerais), ofereceu diversos cursos de segurança do trabalho. Recentemente, criou o Projeto de Lei Nº 01051/2022, que visa distribuir equipamentos de proteção contra radiação UV aos servidores públicos que desempenham funções ao ar livre expostos ao sol no âmbito do município de Uberlândia.







sexta-feira, 21 de abril de 2023

Dia da Polícia Civil

Celebramos hoje, 21 de abril, o Dia da Polícia Civil. Assim, parabenizamos você, Policial Civil, por seu importante e indispensável trabalho. Agradecemos pela honra e disposição em servir toda a sociedade.

Em sua trajetória política, Liza Prado sempre prestigiou e esteve ao lado destes profissionais. A vereadora é uma incentivadora do desenvolvimento da Polícia Civil de Minas Gerais e, por isso, batalhou para que fossem disponibilizados recursos financeiros para este importante órgão, como R$ 95.000,00 para a aquisição de uma viatura descaracterizada para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Uberlândia, com o intuito de dar celeridade no atendimento às vítimas, combatendo a violência doméstica em nosso município, especialmente contra mulheres, mas também contra crianças e idosos. Além disso, também foram destinados recursos para equipamentos, como computadores e drones.

Parabéns a todos os Policiais Civis!

 

#PoliciaCivil #diadapoliciacivil

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Liza Prado participou de uma reunião no DMAE, com o objetivo de ajudar uma moradora do bairro Santa Mônica

 

Na manhã de hoje, dia 19, a vereadora Liza Prado participou de uma reunião no DMAE, com o objetivo de ajudar uma moradora do bairro Santa Mônica que reclama da qualidade da água que chega em sua casa.

Esteve presente na reunião o Diretor Geral do DMAE - Renato Rezende. Como resultado, o Departamento Municipal de Água e Esgoto realizou uma nova vistoria para análise da água, com o intuito de resolver os transtornos dos moradores relacionados ao saneamento básico.
Mais uma ação de Liza Prado em benefício da população de Uberlândia!

Liza participa de encontro da escola do Legislátivo

 

Um encontro de gerações que contribui para todos!
A Escola do Legislativo visa fortalecer a relação do Poder Legislativo com a sociedade, proporcionando formação política para jovens e educação para a cidadania. Ontem, 18/04, a vereadora Liza Prado teve um lindo encontro com aqueles que, futuramente, serão nossos representantes.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Projeto visa proibir uma prática comum em estacionamentos

 

A vereadora Liza Prado apresentou um projeto de lei que visa proibir uma prática comum em estacionamentos de alguns estabelecimentos comerciais. Muitos estacionamentos exibem um aviso que diz: "não nos responsabilizamos por furtos e por objetos deixados no interior do veículo". No entanto, essa prática é errônea, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Ao oferecer estacionamento próprio, o estabelecimento comercial assume a responsabilidade pela segurança dos veículos e de tudo o que estiver dentro deles.
Infelizmente, muitos clientes acabam entendendo equivocadamente que serão responsáveis por qualquer prejuízo em caso de furto, o que pode desestimulá-los a buscar seus direitos. O projeto de Liza Prado proíbe a afixação desse tipo de anúncio, garantindo assim o direito do consumidor à informação adequada.
A iniciativa da vereadora é louvável e deve ser apoiada. Compartilhe essa ideia e cobre que o projeto seja aprovado para proteger os direitos dos consumidores e garantir a segurança dos veículos estacionados em estabelecimentos comerciais.

Precisamos trabalhar

 

Esta é a frase estampada em cartazes na Câmara Municipal de Uberlândia, hoje, dia 18/04.
Pessoas honestas estiveram na CMU pedindo o direito de trabalhar. É o caso de Gabriel Miranda, dono de um Food Truck há 6 anos, que reivindica um alvará para poder exercer sua profissão. Ele deseja ter a autorização para vender seus produtos em um ponto fixo e em locais públicos, como praças e portas de evento.
A vereadora Liza Prado reitera que todos esses trabalhadores podem contar com ela nessa busca por direitos!

terça-feira, 18 de abril de 2023

Denunciadaa por Liza Prado, marcenaria da PMU já recebeu melhorias

 

Em fevereiro, o gabinete da vereadora Liza Prado recebeu um funcionário público municipal que veio manifestar sua insatisfação quanto a uma marcenaria da PMU. Este profissional reclamava, entre outros problemas, que o local de trabalho estava insalubre, ou seja, com péssimas condições de trabalho.
De imediato, Liza Prado visitou o local e fez uma denúncia para o Ministério Público do Trabalho. Hoje, pouco mais de 2 meses depois, o local já está de cara nova e apresenta melhores condições de trabalho.
Mais uma vitória para os trabalhadores!

Violência nas Escolas: Por que o dia 20 de Abril é tão preocupante

Os recentes massacres em escolas estão preocupando os pais de todo o Brasil. Mas você sabe por que o dia 20 de abril é um alerta às autoridades?

Nas últimas semanas, as redes sociais foram inundadas de ameaças contra escolas. Diversos posts dizem que ocorrerão massacres em todo o país, no próximo dia 20/04. Esta data foi escolhida pelos ameaçadores pois está relacionada à tragédia que ficou conhecida como o Massacre de Columbine, realizado no dia 20 de abril de 1999, nos Estados Unidos. Além de fazer alusão a esse fatídico ocorrido, também é o dia do nascimento do ditador alemão Adolf Hitler, responsável pela morte de milhões de pessoas.
Em toda sua luta política, Liza Prado sempre atuou com firmeza contra todo o tipo de violência. A vereadora acredita que esse problema não é apenas de segurança, mas, também, social. Por isso, é de extrema importância que professores e alunos recebam acompanhamento psicológico nas escolas. Além disso, feitos louváveis já realizados para coibir ocorrências de violência podem ser utilizados para uma melhor segurança nas escolas, como o botão do pânico, que já tem sido bastante efetivo desde que foi implantado em Uberlândia, tendo como objetivo proteger mulheres ameaçadas de agressão.
Sendo assim, é fundamental que toda a população e autoridades se mobilizem para evitar que mais tragédias se repitam.

Liza Prado votou sim pelas ONGs de Uberlândia

 Votei favoravelmente ao projeto que concede um aumento de 10% no repasse às ONGs que prestam serviços nas áreas de saúde e desenvolvimento social. Destaco a importância dessas organizações para a nossa cidade e todo o trabalho exercido por elas, tanto antes, durante e pós-pandemia. Vocês sempre terão o meu apoio.



quinta-feira, 13 de abril de 2023

Audiência Pública sobre os Disk Bebidas de Uberlândia

 Na tarde de hoje, às 14h, no Plenário da Câmara, Liza Prado participará de um importante debate. Será discutido em audiência pública o atual cenário dos estabelecimentos que vendem bebidas em Uberlândia, bem como a regulamentação e a liberação da venda para consumo no local.

Essa audiência é importante porque ocorre após a decisão proferida este ano pelo Ministério Público que proibia a venda de bebidas alcoólicas para consumo nos estabelecimentos que fazem venda nessa modalidade. Posteriormente, essa decisão foi retirada.

Participe desse debate e contribua para que a regulamentação desses estabelecimentos seja justa e eficiente para todos.

 


 

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Liza Prado denuncia pão vencidos nas escolas de Uberlândia

 

Após a entrevista dada ao Chumbo Grosso, Liza Prado foi a convidada especial de um programa de rádio na Rádio FM Vitoriosa, para elucidar sobre o fato ocorrido nas escolas do município, com um tipo de alimento servido com vencimento expirado aos servidores. Acompanhe a entrevista completa. O Gabinete da Vereadora Liza Prado está à disposição da população para eventuais denúncias envolvendo situações similares.

Violência nas Escolas, ações propostas por Liza Prado que podem inibir tais crimes.

 



terça-feira, 11 de abril de 2023

Projeto de Liza Prado gera mais transparência em Uberlândia

 Liza Prado teve no dia de hoje um projeto de lei aprovado que segue o “Princípio da Publicidade”, previsto no art. 37 da CF. Com a aprovação, às informações constantes no Portal da Transparência da PMU deverá ser acrescida a divulgação de todas as emendas impositivas apresentadas pelos vereadores, dando publicidade dos recursos destinados às mais variadas instituições, com o respectivo nome do parlamentar e o objeto de destinação da verba, bem como a situação da execução. Mais conhecimento dos atos administrativos. Mais transparência para a destinação do dinheiro público.

 


 

Empreendimento Park Martins em Uberlândia gera danos aos compradores

No dia 18 de abril, a partir das 14h30, a vereadora vai mediar uma Audiência Pública híbrida no Plenário da Câmara Municipal, transmitida pelos Canais Oficiais da CMU, para discutir as edificações das unidades habitacionais do Empreendimento Park Martins, da construtora Inter Construtora e Incorporadora S.A.

Dentre as reclamações, temos várias irregularidades referentes aos próprios apartamentos e também no prédio em si, como paredes e laminados tortos, pedras de entrada quebradas, portas quebradas, estufadas, maçanetas e fechaduras enferrujadas, portas da sacada danificada, escoamento incorreto de água nas varandas, dentre outros acabamentos mal-feitos.

Como ex-superintendente do Procon de Uberlândia e atual presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Liza Prado orienta sobre a proteção dos direitos de quem adquiriu um imóvel em situações semelhantes. Segundo decisões do STJ, o Código de Defesa do Consumidor é aplicável aos contratos de compra e venda, desde que o comprador seja o destinatário final do bem, inclusive, em relação à corretora imobiliária responsável. Quem rege a compra e venda de imóveis na planta residencial ou comercial é a Lei de Incorporação (Lei 4.591/1964), referente à incorporação e construção, aplicando-se também as normas contidas no CDC para os deveres e as obrigações, que em seu artigo 18 prevê que o vendedor deverá responder sobre quaisquer vícios do bem imóvel, inclusive por fato fortuito, que não exclui a responsabilidade do fornecedor, que deve assumir os riscos do empreendimento. Quaisquer alegações de que a relação de compra e venda de imóvel para uso próprio não é regida pelo CDC, está infundada. Fique atento a seus direitos e busque sempre orientação jurídica!

 


 

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Campanha contra dengue banaliza violência contra mulher

Liza Prado faz homenagem no dia do Jornalista

 

Aquele que conecta o indivíduo ao mundo por meio das palavras, o Jornalista tem muito mais que a obrigação de informar. Tem o compromisso de levar a verdade. No dia 7 de abril, a nossa homenagem a todos aqueles que exercem sua profissão com amor e paixão. A data, instituída desde 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), foi criada para legitimar a profissão (que até 1940 não se tinha formação específica), e assegurar os direitos à categoria, bem como garantir a liberdade de imprensa.
Liza Prado, jornalista de profissão, já atuou no extinto Jornal Triângulo como repórter fotográfica investigativa. Fora da profissão, ainda foi expositora de diversas mostras fotográficas, realçando seu lado mais lúdico sob o indivíduo e as paisagens corriqueiras, num olhar peculiar sobre a vida e o cotidiano das pessoas. Parabéns a todas e a todos!




sexta-feira, 7 de abril de 2023

Sexta Feira Santa 2023

 

Nesta Sexta-feira Santa, celebra-se a Paixão de Cristo pela humanidade, com a morte de Jesus na Cruz, que simbolizou o seu sacrifício pela salvação de toda a humanidade, ocorrida sempre no antepenúltimo dia do fim da quaresma, dois dias anteriores ao Domingo de Páscoa. Um momento de silêncio. Não só pela encenação da morte de Cristo. Mas pelo silêncio interno, de reflexão pelos fiéis, com diversas penitências que acompanham os momentos que antecedem os rituais da Páscoa. Vamos mergulhar na misericórdia de Jesus e pedir, sempre, pela transformação moral de nossas vidas.

quarta-feira, 5 de abril de 2023

LUTO: 4 crianças mortas em creche

 

A vereadora Liza Prado lamentou a tragédia ocorrida nesta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Uma creche privada foi alvo de um ataque com uma machadinha que resultou na morte de quatro crianças e deixou outras quatro feridas. Segundo informações da polícia, um homem de 25 anos invadiu a creche e cometeu o ataque. Ele foi preso logo após o crime e está sob custódia da polícia. Pais e responsáveis pelas crianças se aglomeraram na frente da escola em busca de informações. O ataque ocorre menos de dez dias após uma escola em São Paulo ser alvo de um ataque que resultou em mortes e feridos. Desde 2011, mais de 10 escolas foram atacadas por criminosos no Brasil. A polícia está investigando se há mais envolvidos no ataque.

Sessão Solene em comemorações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo

Liza Prado, em continuidade às comemorações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, participou na noite de ontem, da sessão solene na CMU para homenagear as entidades, por meio de seus representantes, que atuam no apoio às famílias de Pessoas com Autismo. O homenageado da vereadora foi Luiz Roberto da Silva, Médico Geneticista e Pediatra , que também é pesquisador em Doenças Raras do HC-UFU.

terça-feira, 4 de abril de 2023

Tudo que você precisa saber sobre o cordão de girassol

 

Criado em 2016 na Europa, a finalidade do “Cordão de Girassol” é trazer identificação à pessoa com espectro autista e as demais deficiências ocultas, tais como: transtorno de déficit de atenção, deficiência intelectual, demência, doença de crohn, colite ulcerosa e fobia. O seu uso vai ser fator condicionante para o gozo dos direitos assegurados à pessoa com deficiência.
Recentemente, foi sancionada a Lei Municipal 13. 940/2023, de autoria do vereador Ronaldo Tannus e co-autoria de Liza Prado, Raphael Leles, Fabão e Amanda. Em nosso município, o seu uso vai facilitar a vida da pessoa com algum tipo de deficiência oculta, e de seus familiares, já que é um símbolo facilmente identificável às equipes de atendimento de estabelecimentos públicos no município de Uberlândia, como supermercados, lojas, consultórios, shoppings etc., que vão priorizar a assistência a esse cliente e também evitar algum constrangimento por parte de seus familiares no comportamento ainda não tão compreendido pela sociedade. Além disso, em caso de urgência, há como se dá um suporte prévio. Uma vitória para quem vive, dia a dia, a aceitação e a busca por compreensão.
 




 

Abril Laranja 2023

 

Neste mês, comemora-se o bem-estar dos animais, com a campanha “Abril Laranja”, mês de prevenção aos maus-tratos contra os animais, ao estimular o cuidado e a relação ética destes com os seres humanos. A intenção é explorarmos a singularidade dessa relação e, com isso, alargarmos a consciência nas denúncias dos casos de crueldade ou de abuso a qual o animal possa ser submetido.

Como relatora da Comissão de Meio Ambiente e Defesa Animal, Liza Prado sabe da importância da campanha para conscientizar a população no trato com os animais. Por isso, ela é autora de diversas Leis que combatem os maus-tratos em nosso município. A mais recente foi sancionada no último mês. A Lei Municipal 13.944/2023 proíbe a realização de corridas competitivas, ou atividades extenuantes de mesma natureza, utilizando animais, à exceção dos casos legais, como nas ações correlacionadas aos órgãos de segurança pública, tais como os casos de treinamento, salvamento, buscas e resgates, investigações de combate ao tráfico de drogas e contrabando de armas e à detecção de artefatos explosivos. Comportamentos que não estejam relacionados ao tratamento ético de animais devem ser repudiados. Animais não devem ser considerados “coisas”, de caráter descartável, e, sim, tratados como sujeitos de direitos.ais 1369 pessoas diariamente se gastar R$36.