quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Liza Prado cobra retorno de exama Papanicolau na rede pública

Segundo a OMS, o método principal e mais amplamente utilizado para rastreamento do câncer do colo do útero é o teste de Papanicolaou (exame citopatológico do colo do útero). Ainda de acordo com a OMS, com uma cobertura da população-alvo de, no mínimo, 80% e a garantia de diagnóstico e tratamento adequados dos casos alterados, é possível reduzir, em média, de 60 a 90% a incidência do câncer cervical invasivo (WHO, 2002b). A experiência de alguns países desenvolvidos mostra que a incidência do câncer do colo do útero foi reduzida em torno de 80% onde o rastreamento citológico foi implantado com qualidade, cobertura, tratamento e seguimento das mulheres.

Devido a isso, a vereadora Liza Prado, entendendo a importância desse exame acessível a toda a população feminina da cidade, requer o imediato retorno do exame na rede pública.

 


quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Liza Prado cobra vacinação de crianças com deficiências

 

A vereadora Liza Prado, em reunião com a secretária de governo, Ana Paula Junqueira, voltou a cobrar que crianças com deficiências sejam incluídas no plano prioritário de vacinação contra a COVID-19, assim como já previsto no plano nacional.

 

O pedido inclui, ainda, que a vacina utilizada seja a da PFIZER, com base em pesquisas que demonstram maior segurança dessa vacina para esse grupo de pessoas e crianças acima de 12 nos.

 


 

Projeto de Lei da vereadora Liza Prado institui a “Comenda Zumbi dos Palmares”

 

O Projeto de Lei da vereadora Liza Prado institui a “Comenda Zumbi dos Palmares”, revogando o Decreto Legislativo que instituía a “Medalha Zumbi dos Palmares”, também de sua autoria.

Zumbi dos Palmares foi o último líder do Quilombo dos Palmares e também o de maior relevância histórica. Ganhou respeito e admiração e conquistou a liderança de seus compatriotas quilombolas, devido suas habilidades de guerreiro, sua coragem e conhecimentos de estratégia militar.

Lutou pela liberdade de culto e religião e, principalmente, pelo fim da escravidão colonial no Brasil. A data de sua morte, 20 de novembro de 1695, foi decretada como o “Dia da Consciência Negra no Brasil”.