Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os direitos e deveres de cada um na hora de adquirir produtos e serviços, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça lançou, nessa terça-feira, 5, uma campanha voltada prioritariamente para a chamada nova classe média, segmento que atualmente corresponde a mais de 50% da população brasileira. Com o lema "Você sabe o valor do seu dinheiro", a iniciativa é a primeira conscientização nacional sobre o tema.
Em breve, peças publicitárias serão divulgadas também nas rádios, e adesivos com a frase "Direitos do Consumidor: Eu dou Valor" serão distribuídos a lojistas. Banners e painéis publicitários serão instalados em diversas cidades, estimulando as pessoas a se informarem sobre seus direitos e a conhecer o Código de Defesa do Consumidor, em vigor desde 1990. De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a campanha tem caráter educativo, já que levará informações a localidades que ainda não são atendidas por órgãos de proteção ao consumidor, como os Procons. O ministério já disponibiliza uma página com informações e dicas para os consumidores em seu portal. Clique aqui.
Desde 2004, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) registrou mais de 9 milhões de queixas de consumidores. Entre os setores que mais geram reclamações estão telefonia celular, cartões de crédito e sistema bancário. Quanto aos produtos, muitas das insatisfações são causadas pela falta de assistência técnica e de peças de reposição e pela demora no atendimento.
A deputada estadual Liza Prado é efetiva da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Texto produzido com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário