O decreto permitirá que o Município adote medidas mais rápidas para garantir atendimento e serviços de qualidade à população. Isso inclui solicitar mais recursos aos governos estadual e federal, contratar mais profissionais de saúde durante a vigência do decreto, além de possibilitar a doação e cessão de equipamentos, aquisição de insumos e materiais e contratação de serviços necessários para enfrentar o cenário atual. O documento será válido, inicialmente, por 90 dias a partir da publicação, podendo ser prorrogado.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, houve um aumento de 25% nas internações por causas respiratórias nas unidades de saúde municipais, predominando complicações causadas pelos vírus Influenza A e B, vírus Sincicial Respiratório e SARS-COV-2 (causador da Covid-19). Apenas de janeiro a maio, foram registrados 61.452 casos de SRAG na cidade.
Na segunda-feira (20), todos os 943 leitos da Rede Municipal de Saúde estavam ocupados. Além disso, as oito Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) registraram um aumento significativo na procura por pronto atendimento na última semana. Por exemplo, na UAI Luizote de Freitas, foram registrados 588 atendimentos na segunda-feira, superando a média de 437 pacientes por dia nesta unidade em 2023.
Plano de Ação:
– Reforço de médicos das 16h às 22h para atendimento de casos verdes e azuis de SRAG nos prontos atendimentos das UAIs Luizote, Roosevelt e São Jorge (com clínicos e pediatras) e das UAIs Morumbi, Pampulha, Tibery, Martins e Planalto (com clínicos gerais).
– Reforço da equipe de enfermagem para otimizar medicações e assistência aos pacientes.
– Aumento de 10 leitos no Centro de Internação Pediátrico para suporte adicional.
– Reforço no atendimento das equipes de Atendimento Virtual (agendamento pelo WhatsApp da Prefeitura no número 34-3239-2800).
SRAG:
As síndromes respiratórias são caracterizadas por um conjunto de sinais e sintomas. Na síndrome gripal, os sintomas são causados pelo vírus Influenza. Já na SRAG, a inflamação e o acúmulo de líquido no pulmão, que podem ter diferentes causas como pneumonia bacteriana, fúngica ou viral (incluindo Covid-19 e Influenza), desencadeiam os sintomas. Casos graves dessas síndromes são potencialmente fatais em crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário