quinta-feira, 4 de maio de 2023

Projeto de Lei de Liza Prado foi aprovado - Tombamento das três caixas d'água do DMAE

A vereadora Liza Prado teve seu projeto aprovado para oficializar o tombamento das três caixas d'água do DMAE, localizadas na avenida Cruzeiro dos Peixotos, em Uberlândia. As caixas, que foram inauguradas em 1954, são consideradas um importante monumento histórico da cidade, e o tombamento é uma forma de garantir sua preservação.

O Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, instituiu o tombamento como instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural brasileiro, sendo mantido em uso até os dias de hoje. As três caixas d'água são consideradas uma criação humana e, por isso, estão passíveis de serem tombadas.
Segundo o projeto aprovado, todas as edificações referentes as três caixas d'água situadas na avenida Floriano Peixoto, esquina com a rua Cruzeiro dos Peixotos, número 544, compõem o bem público denominado de "Conjunto de Caixas d'Água do DMAE" e ficam oficialmente tombadas. Além disso, as três placas - de inauguração, de vereadores do ano de 1951 e da impermeabilização e recuperação dos reservatórios do centro - localizadas na avenida Floriano Peixoto, também ficam tombadas.
Com o tombamento, as caixas d'água do DMAE serão protegidas legalmente, garantindo que sua importância histórica seja preservada para as futuras gerações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário