Neste mês, comemora-se o “ Maio Amarelo”, mês de prevenção contra acidentes de trânsito, escolhido como referência ao 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou este mês para promover mundialmente ações que visam diminuir, além dos acidentes, as mortes no trânsito. A cor amarela, portanto, simboliza a sinalização de “atenção”, “advertência”. Atendendo a categoria dos proprietários de autoescolas, representado pelo diretor do Sindicato Siprocfc, Arlei de Oliveira, a vereadora Liza Prado realizará uma solenidade de abertura do evento na CMU, no dia 3 de maio, com a presença de autoridades e proprietários de autoescolas e seus respectivos alunos, além da população de modo geral, para orientação e reeducação no trânsito dos motoristas habilitados.
Dentre as ações a serem desenvolvidas durante todo o mês, temos: as blitz educativas nos bares da cidade, para orientar a população quanto à não ingestão de álcool durante a condução de veículos; visitas às empresas de ônibus; e o encerramento, no dia 28, com a caminhada do “ Maio Amarelo”, com a participação de toda a população, que se reunirá na Praça Tubal Vilela.
Segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), no ano de 2021 foram contabilizados mais de 600 mil acidentes no país, o equivalente a 72 acidentes por hora, com mais de 11 mil mortes ao todo.
Atenção no trânsito. Atenção com a vida.