sexta-feira, 6 de maio de 2022

Liza Prado realiza Comissão de Direitos Humanos, Sociais e do Consumidor

 

Nesta tarde de terça-feira (03), aconteceu na CMU a reunião da Comissão de Direitos Humanos, Sociais e do Consumidor, presidida pela vereadora Liza Prado, para lançar a campanha de 2022 “Maio Amarelo: Juntos, salvamos vidas”, cuja cor significa “ atenção, advertência”.

A primeira edição ocorreu no ano de 2014, como iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária, mas hoje é uma campanha com alcance de toda a sociedade, que deve ser responsável não apenas pela mobilidade urbana, mas pela mobilidade humana, já que na fala da própria representante do ONSV, Nádia Cristina dos Santos, o conceito de cidades inteligentes perpassa pela humanização das pessoas ( condutores e pedestres), ao perceber a educação no trânsito como fator primordial na diminuição de acidentes, visto que 90% destes são resultados de uma falha humana. Um dos pontos interessantes da fala de outro entrevistado, o diretor do Sindicato das Autoescolas de Minas Gerais, Arlei de Souza de Oliveira, foi a respeito dos três pilares da segurança no trânsito: a educação; a engenharia veicular; a fiscalização e legislação de trânsito. Tudo isso somado ao poder do judiciário para penalizar os crimes de trânsito, comumente sem punição.
Vários outros representantes fizeram apontamentos e sugestões para a segurança na circulação de pessoas e de veículos na cidade. O comandante do Corpo de Bombeiros, Leonardo Teixeira, que evidenciou um dado preocupante de nosso município, que possui o maior percentual de acidentes que a própria capital mineira e que teve um aumento considerado do fluxo de motocicletas e, consequentemente, de acidentes envolvendo seus condutores; o investigador da Polícia Civil, Ênio Márcio Magalhães, que alertou sobre os motivos que levam o condutor a perder a carteira de motorista, dentre eles dirigir alcoolizado; a comandante do 32º BPM, Luciene Alves Junqueira, que mostrou o trabalho desempenhado sobre a apreensão de veículos proibidos de trafegar nas ruas,e a dificuldade de se fiscalizar e penalizar seus condutores; o supervisor do DER, Ivan Nunes, que vê nos investimentos em ações de prevenção a acidentes como uma saída eficaz no decréscimo de acidentes em nosso município.
Participaram também da reunião a advogada Roberta Santana, presidente da Comissão de Trânsito e Transportes da OAB de Uberlândia; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Uberlândia, Célio Moreira, que parabenizou a reunião ordinária. Todas as colocações serão analisadas pela Comissão como objeto de possíveis ações e proposições de lei para a conscientização e a educação no trânsito, bem como para a intervenção do poder público na melhoria da qualidade do tráfego em nossa cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário