quinta-feira, 29 de outubro de 2015

29 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DO LIVRO



Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil.
A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do Homem. O livro pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas.
Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

28 de Outubro Dia do Servidor Público


Parabéns a todos os profissionais que trabalham nas mais variadas áreas do Poder Público, aqueles que nos atendem em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas. Aos nossos colaboradores da Utramig, parabéns pelo seu dia!

Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de Outubro de 1939. 

O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Cadeirantes: normas de acessibilidade ainda são descumpridas em BH


http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/10/19/interna_gerais,699146/cadeirantes-mostram-que-normas-de-acessibilidade-ainda-sao-descumprida.shtml

Como Presidenta da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Liza Prado assinou importantes projetos de lei para esta população, como o PL 4254, que cria o “Estatuto Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. Segundo ela, o objetivo maior do projeto é a implementação de políticas públicas que assegurem a inclusão social, a acessibilidade e as oportunidades no mercado de trabalho às pessoas com deficiência.

CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SERÁ NESTE SÁBADO EM BH

Como Presidenta da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Liza Prado assinou importantes projetos de lei para esta população, como o PL 4254, que cria o “Estatuto Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. Segundo ela, o objetivo maior do projeto é a implementação de políticas públicas que assegurem a inclusão social, a acessibilidade e as oportunidades no mercado de trabalho às pessoas com deficiência.




terça-feira, 20 de outubro de 2015

PRESIDENTA? EU TAMBÉM!

Oi Liza, "eterna vereadora", como se dizia em nossa época. Se diz ainda? Pois é, vc merece essa denominação, pois sempre se pôs, valentemente,  na defesa dos reais interesses populares. Razão pela qual é tão querida pelas pessoas...  
Escute: no cartão que vc gentilmente me ofereceu, chamou-me a atenção este detalhe: LP - Presidenta. PresidentA? Meus parabéns, menina! Vc está legal e ortograficamente correta, viu! Tendo tempo, dê uma olhadinha no breve artigo que ora lhe envio. Foi, a pedido de amigos, publicado no "Correio" aqui da cidade. 
Espero que goste.
Forte abraço e parabéns pelo belo trabalho que continua realizando.
Carlos Jorge – professor

PRESIDENTA? EU TAMBÉM!

Língua não é ciência. É convenção. Dia desses,  jovens estudantes perguntaram-me se existia “preposta”, feminino de preposto (representante). Respondi que sim. Perguntaram-me também se existia “oficiala”, feminino de oficial. Respondi que sim. E “presidenta”, feminino de presidente, perguntaram-me com um discreto toque de estranheza  na voz.  Uma vez mais, a resposta foi afirmativa. Por quê?
Por vários motivos. Dentre outros:
1.      Porque os dicionários “Aurélio” (5ª. edição/2010, Editora Positivo, pág. 1.704), “Houaiss” (1ª. edição/2001, Editora Objetiva, pág. 2.292) e  “Sacconi” (1ª. edição/2010, Editora Nova Geração, pág. 1.658) registram as duas formas.

2.      Porque  clássicos como Laudelino Freire, Celso Cunha, Evanildo Bechara, Luís Sacconi, João Ribeiro, Paschoal Cegalla, Cândido de Figueiredo, Mattoso Câmara Jr... também registram as duas formas.

3.      Porque existem outras duplas semelhantes já dicionarizadas e consagradas pelos estudiosos, como elefante/elefanta, infante/infanta, parente/parenta.

      Porque é lei. Ouçamos Cândido de Oliveira (“Nova Nomenclatura Gramatical Brasileira”, 3ª. edição, 1960, págs. 78-79), citado por José Luís de Oliveira, PUC/SP, em seu premiado “Interpretação da NGB”, 1ª edição, l965, págs. 62-63:  “É de lei (grifo nosso), assim para o funcionalismo federal, estadual e municipal, e de acordo com o bom-senso gramatical, que nomes designativos de cargos e funções tenham flexão: uma forma para o masculino, OUTRA (destaque nosso) para o feminino”.  Outra forma! Diferente. Não a mesma... Alguns exemplos: “o acadêmico/a acadêmica, o advogado/a advogada, o bacharel/a bacharela, o bibliotecário/a bibliotecária, o contador/a contadora, o contínuo/a contínua, o embaixador/a embaixadora (função)/a embaixatriz (cônjuge),  o escrivão/a escrivã, o juiz/a juíza, o ministro/a ministra, o oficial/a oficiala, o prefeito/a prefeita, o presidente/a presidenta, o procurador/a procuradora, o professor/a professora,  o serventuário/a serventuária, o tabelião/a tabeliã, o tutor/a tutora, o vereador/a vereadora...”



5.      “É de lei”. Mas que lei é essa, afinal? É a lei federal 2.749, de 1956, do então senador Mozart Lago (1889-1974), “determinando o uso oficial da forma feminina para designar cargos públicos ocupados por mulheres”. Era letra morta “até o país escolher sua primeira mulher à Presidência da República”,  lembra o professor Luiz Costa Pereira Jr., na “Revista Língua”, ano 5, nº 62, dezembro/2010.

6.      Porque mudança de tempo é tempo de mudança, como  sublinha o pessoal de Aparecida.  Neste tempo de luta pela igualdade de gêneros, de direito e de fato, não há lugar para preconceitos e discriminações. Temos de mudar. É imperioso reconhecer: mulheres e homens são iguais. E ponto-final! Sto. Agostinho ensina que a melhor maneira de compreender o outro é colocar-se no lugar dele. Historicamente, e não faz tanto tempo assim, certificados e diplomas de graduação registravam tudo no masculino. Um horror: “Maria Lúcia: engenheiro!”; “Elisa de Oliveira: veterinário!”; Aparecida de Sousa: biólogo!”... Imaginemos o inverso: em vez de dizermos “Promotor Paulo” ou “Contador João”, disséssemos “Promotora Paulo”, “Contadora João”? Seria chamar pra briga, não? Então... (A Lei 12.605/2012 deu um basta a esse desatino, obrigando “flexão de gênero correspondente ao sexo da pessoa diplomada”).

7.      Porque o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras (5ª. Edição/2009, Editora Global, pág. 674) registra presidentA/presidentE. A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma espécie de Supremo Tribunal Federal (STF) em matéria de língua. Falou, tá falado...

8.      Porque esse fato da língua  “é uma novidade muito antiga”, como brinca o ex-ministro do STF Carlos Velloso, acerca da “Lei de Arbitragem” (método extrajudicial de solução de conflitos). O “Novo Dicionário da Língua Portuguesa”, por exemplo, do professor, advogado e filólogo português Cândido de Oliveira já registrava, em 1899, a forma “presidenta”.

9.      Porque palavras são coisa séria. Têm valor em si mesmas. São instrumentos de mudança ou de estagnação. Podem despertar ou adormecer consciências, libertar ou escravizar. Não são meros sinais gráficos ou puras representações fonéticas. Mons. Arduini observa que as palavras possuem densidade própria, carregam vida, têm espírito. Heidegger sustenta que as palavras são a morada dos seres. Por isso, não são “inocentes”. Têm tudo a ver com ideologia, com política, com sociedade, com educação, com justiça, com gênero... A língua integra a identidade de um povo.

       Porque, por honestidade intelectual, cumpre-me dizer que a mídia, especialmente a grande mídia, por serem corretas ambas as formas, presidentA/presidentE, tem utilizado, preferencialmente, a segunda. Mas ela chega lá. Na contramão da fina ironia de Millôr (“Água mole em pedra dura tanto bate até que a água desiste!”), creio que, com o tempo, ela cederá, e o bom-senso prevalecerá...

      Porque, finalmente, como assegura o jornalista Ivan Santos (“Correio”, 14/01/2015):  “Sigo os mestres”. Eu também!

Carlos Jorge – professor

(Jornal CORREIO de Uberlândia, 29 de janeiro de 2015)

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

UTRAMIG NA MÍDIA

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/10/utramig-abre-inscricoes-para-cursos-tecnicos-veja-opcoes-gratuitas.html

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Utramig recebe computadores doados pelo TJMG


A UTRAMIG recebe, nesta data, a doação de 350 computadores e cinco impressoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que muito contribuirá no nosso projeto de capacitar milhares de jovens para o mercado de trabalho. Ao TJMG, os nossos agradecimentos.
 (Na foto, a presidenta da Utramig, Liza Prado, e o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Francisco Fonseca, recebem os computadores doados à Utramig pelo TJMG) 



UTRAMIG ABRE INSCRIÇÕES ON-LINE PARA CURSOS GRATUITOS PRONATEC

Alunos terão direito a auxílio transporte
A Fundação de Educação para o Trabalho – UTRAMIG UBERLÂNDIA – abriu inscrições on-line para os cursos técnicos gratuitos, ofertados via PRONATEC. São dois cursos: Informática e Segurança do Trabalho, a serem ministrados na sede da instituição em Uberlândia.
As inscrições devem ser feitas pelo site do Ministério da Educação: pronatec.mec.gov.br/inscricao. Para se candidatar, os estudantes devem estar regularmente matriculados no Ensino Médio, a partir do segundo ano, prioritariamente em instituições da rede pública.
Mais informações: Facebook Utramig, ou pelos telefones (034) 3232-5158/(034) 3212-1902, ou presencialmente, na Rua Souza e Costa, 20, Bairro Tabajaras, Uberlândia.

PASSO A PASSO: COMO SE INSCREVER
Acessar o site do Ministério da Educação pronatec.mec.gov.br/inscricao
Selecione: Minas Gerais, Uberlândia.
Informe a sua escolaridade: Ensino Médio Incompleto
Selecione a Instituição: Rede Estadual
Localizar Fundação de Educação para o Trabalho Utramig
Escolher o curso desejado.
Imprimir o protocolo .

Comparecer na instituição de ensino até a data indicada no documento.

UTRAMIG ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO DE CUIDADOR DE IDOSOS EM UBERLÂNDIA


A Utramig Uberlândia está com inscrições abertas, até o próximo dia 16 de outubro, para o curso gratuito de Cuidador de Idosos. São oferecidas 40 vagas e a carga horária do curso é de 160 horas. As aulas serão realizadas nas quintas e sextas-feiras, das 17h20 às 22h20, e aos sábados, das 9 às 12h20 e das 13h20 às 16h40, e terão início no sábado, dia 17 de outubro, às 8h. O objetivo é qualificar pessoas, por meio de uma visão multi/inter/transdisciplinar, para cuidar de idosos, com ou sem limitações para as atividades de vida diária (AVD) Os estudantes frequentes receberão, ao final do curso, certificado de qualificação profissional.

PARA SE INSCREVER:
Utramig Uberlândia: Rua Souza Costa, nº 20, Bairro Tabajaras, Uberlândia/MG.
Horário: 8h às 17h
Telefone: (34) 3212-1902


Mais informações: www.utramig.mg.gov.br

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

12 de outubro, dia da criança

A deputada Liza Prado (Pros) salientou que é “preciso mostrar para a sociedade o valor e a importância dessas instituições e dessas pessoas”.

Deputada conhece carências da Apae

Pela manhã, antes da audiência pública, a deputada Liza Prado visitou as instalações da Apae de São Lourenço, para conhecer sua estrutura, as condições de trabalho dos funcionários e as demandas da entidade. O diretor da instituição, Eduardo Gonçalves, traçou um diagnóstico da situação atual da Apae no município.

Entre as maiores carências, estão a falta de profissionais da saúde, a necessidade de manutenção das instalações, a defasagem salarial dos funcionários e a necessidade de investimentos em infraestrutura, como em um laboratório de informática.

De acordo com Eduardo Gonçalves, a entidade arrecada cerca de R$ 35 mil por mês e tem custos mensais que giram em torno de R$ 37 mil. Em uma estimativa orçamentária, ele indicou que a unidade necessita hoje de R$ 144 mil anuais para o bom desenvolvimento de suas atividades e um investimento mensal de R$ 20 mil para a contratação de novos profissionais.

Proteção de Crianças e Adolescentes:
PL 3381 - Determina a divulgação de adolescentes e crianças desaparecidas.
PL 3215 - Combate a pedofilia e a pratica de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
PL 2498: Cria programa para aumentar  o acervo de livros nas escolas.
PL 1757 - Cria o Programa de saúde e segurança escolar.
PL 3326: Determina a divulgação de mensagem antidrogas nos materiais escolares;
PL 410: Cria a Política de Prevenção das Doenças Cardiovasculares na Infância e Adolescência.


12 de outubro, Dia das Crianças

Parabéns às nossas crianças, o futuro de nosso Brasil. Esta é uma data para lembrar também dos direitos de todas as crianças brasileiras. Na foto abaixo, em visita à Apae de São Lourenço,como presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas, para conhecer as carências da entidade.
Quando deputada estadual, assinamos vários Projetos de Lei visando à proteção de Crianças e Adolescentes de Minas Gerais:
PL 3381 - Determina a divulgação de adolescentes e crianças desaparecidas.
PL 3215 - Combate a pedofilia e a pratica de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
PL 2498: Cria programa para aumentar  o acervo de livros nas escolas.
PL 1757 - Cria o Programa de saúde e segurança escolar.
PL 3326: Determina a divulgação de mensagem antidrogas nos materiais escolares;
PL 410: Cria a Política de Prevenção das Doenças Cardiovasculares na Infância e Adolescência.


sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Parabéns à 9ª Companhia de Policia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Uberlândia

Nove anos preservando vidas no trânsito e garantindo o meio ambiente"
A solenidade em comemoração aos nove anos da 9ª Cia. foi realizada na quinta-feira (8/10), no Auditório da OAB/Uberlândia-MG.
Durante o evento, além das homenagens às autoridades e personalidades que têm contribuído com a realização das atividades da Unidade em Uberlândia e região, foi apresentado um projeto moderno e inovador, denominado "Carcará".
Desenvolvido na 9ª Cia. e consiste na utilização de uma aeronave não tripulada (drone), guiada por profissionais que executam o voo em área rural a ser fiscalizada.
O Major PM André Márcio Alves Rodrigues, comandante da Unidade, em seu discurso enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Batalhão e toda a tropa, com o apoio do Comandante-Geral da PMMG, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini e, do Coronel Volney Halan Marques, comandante da 9ª RPM, para garantir a segurança pública regional.