quinta-feira, 30 de abril de 2015

Utramig em ação: confira aqui as notícias da fundação


Cursos Técnicos na Utramig: Inscrições abertas para Análises Clínicas e Informática

 Utramig está com inscrições abertas para os Cursos Técnicos de Análises Clínicas e Informática, no período noturno. As matrículas podem ser feitas das 8 às 19h, na Secretaria da Utramig, na Avenida Afonso Pena, 3.400, no Bairro Cruzeiro. Os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou estar cursando no mínimo o 1º ano, nas redes pública ou particular.

Com duração de 18 meses e 400 horas de estágio supervisionado, o objetivo do curso de Análises Clínicas é preparar profissionais para atuar em laboratórios de análises clínicas e de pesquisas químicas, biológicas e de medicina veterinária; bancos de sangue; indústrias de alimentos, farmacêutica e cosmética. Com a mesma carga horária, o curso de Informática habilita e qualifica o aluno para desenvolver sistemas de computadores e trabalhar com suportes de redes.


Fundação UTRAMIG
Vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE) e com 50 anos de existência, a Fundação UTRAMIG atua na educação profissional, por meio de programas de qualificação. Oferece condições de acesso a estudos de diferentes níveis, mediante a realização de cursos de longa ou curta duração, visando à inserção no mercado de trabalho.

Mais informações: 3263-7544 (Secretaria) ou pelo 

UTRAMIG E REDE MINAS FIRMAM PARCERIA PARA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE RÁDIO E TV

A Utramig, que completa neste ano o seu cinquentenário educando para o trabalho, vai se unir à Rede Minas para formar profissionais para toda a cadeia produtiva da televisão, onde é grande a demanda por técnicos especializados. O convênio será assinado na quarta-feira, dia 6 de maio, entre a presidenta da Utramig, Liza Prado, e o presidente da Rede Minas, Israel do Vale. A parceria prevê, além da abertura de estágios para alunos dos cursos de eletrônica, informática e telecomunicações, a formatação de cursos voltados para emissoras de rádio e de TV. Está sendo estudada a criação de cursos de cenografia, edição de VT, auxiliares de câmera, entre outros. Além desta iniciativa, os diretores da Utramig e da Rede Minas vão buscar parceiros para, em conjunto com o MEC, viabilizarem o Pronatec Cultural em Minas, voltado para as emissoras de rádio e TV do Estado.

FOTO: ASCOM/UTRAMIG: A presidenta da Utramig, Liza Prado, com Aldanny Rezende, gerente de Marketing, e Israel do Vale, presidente da Rede Minas

terça-feira, 28 de abril de 2015

28 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO


UTRAMIG – HÁ 50 ANOS EDUCANDO PARA O TRABALHO
Missão
Formar profissionais, nos diversos níveis de ensino, com educação de qualidade para o mercado, promovendo qualificação, inserção e inclusão social.
Visão
Ser uma fundação de referência em educação profissional inovadora, obtendo o reconhecimento da sociedade.
Valores
Ética, Respeito, Educação, Inovação, Sustentabilidade, Cooperação e Comprometimento.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

27 de abril: Dia da Empregada Doméstica

“Data é comemorada com regulamentação da Lei que garante direitos trabalhistas da classe”

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o país que mais possui trabalhadores no setor doméstico. São nada menos de cerca de 7,2 milhões trabalhando em casas de família.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) define trabalhador doméstico como “aquele maior de 18 anos que presta serviços de natureza contínua (frequente, constante) e de finalidade não-lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas”. São considerados trabalhadores domésticos todo cozinheiro, governanta, babá, lavadeira, faxineiro, vigia, motorista particular, jardineiro, acompanhante de idosos e caseiro.
Depois de dois anos de debates, a Câmara dos Deputados concluiu a votação da PEC das Domésticas, que amplia e regulamenta o direito dos trabalhadores. Agora, o serviço doméstico é reconhecido pelo MTE e possui normas legislativas que se enquadram nas leis trabalhistas.
De acordo com a nova regulamentação, as empregadas deverão possuir carteira de trabalho assinada e trabalhar durante 44 horas semanais. Se ultrapassado esse horário, elas deverão receber hora extra, que será de, no mínimo, um valor 50% superior ao da hora normal. As horas extras também poderão ser compensadas com folgas ou redução da jornada. Esses valores deverão ser pagos em até três meses, caso contrário, o empregador deverá pagar 50% mais o valor da hora adicional.
Durante a jornada de trabalho diária, as empregadas terão direito a duas horas de almoço ou intervalos para descanso. Em uma jornada de seis horas diárias, por exemplo, haverá um descanso de 15 minutos depois da quarta hora. Elas ainda podem optar por uma jornada de trabalho de 12 horas intercalada com 36 horas de descanso (12x36).
Se a empregada dorme no local de trabalho, se estiver de sobreaviso durante a noite, as horas de trabalho devem ser remuneradas com um terço a mais que a hora normal. Em casos de viagens, a hora deve ser 25% maior do que a regular.
Assim como todo o trabalhador com carteira registrada, as empregadas têm direito a 30 dias de férias após 12 meses trabalhados, e podem ser divididas em dois períodos. O abono salarial deverá ser pago com um terço do valor do salário normal.
Os trabalhadores têm direito à inscrição no FGTS. O empregador deverá depositar 3,2% sobre a remuneração do empregado, que deverá ser usado para o pagamento de indenização, casos de dispensa, término de contrato, aposentadoria ou falecimento.



sexta-feira, 24 de abril de 2015

Pesquisador de Minas Gerais participará de Congresso de Educação Física

Entre os dias 29 de abril a 02 de maio acontece o X Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física (FIEP), que será realizado no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ao longo da programação serão ministrados 15 cursos, sendo um deles "Educação Física Escolar: jogando, dançando e cantando com criatividade e ludicidade", apresentado pelo Professor Hani Awad, da Universidade Federal de Uberlândia em Minas Gerais.
Prof. Hani Awad participa de Congresso de Educação Física na UFPI
O pesquisador Hani Awad é especialista em atividades físicas desenvolvidas para crianças. Ele lançou os livros "Brinque, jogue, cante e encante com a recreação", "Educação Física Escolar: múltiplos caminhos" e o CD de músicas de aplicação pedagógicas, "Cante, Brinque, Brasil". O professor já foi premiado quatro vezes pela FIEP, com o prêmio Top FIEP Brasil.
Para Awad, as aulas de educação física nas escolas devem constituir um espaço dinâmico e privilegiado. "Os diversos conteúdos precisam ser abordados de forma teórica (30%) e prática (70%), visando oferecer diferentes possibilidades físico-educativas que contribuam para a reflexão, estimulação e construção de um conhecimento participativo e criativo. Para tanto, pretende-se tratar a importância dos jogos lúdico-recreativos, a dança, o esporte e a ginástica nas aulas de educação física e ainda promover práticas para dinamizar ludicamente a educação física", acrescentou.
As inscrições do X Congresso continuam abertas pelo site. Nesta edição comemorativa de 10 anos do Congresso Piauiense Científico e 10º Encontro Interdisciplinar, muitas inovações, como a possibilidade de acampar no local do evento e a realização de dois grandes eventos paralelos para os inscritos: a I Mostra de Dança e a 1ª Corrida de Rua da FIEP.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Deputado solicita o desarquivamento do projeto que cria a região metropolitana

Share on twitter
Enerson Cleiton
Conforme foi dito pelo prefeito Paulo Piau, o irmão da Liza Prado, Elismar Prado desarquivou o projeto de interesse da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
O projeto de criação da região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (RMTMAP) voltará ser discutido no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Conforme foi dito pelo prefeito Paulo Piau a reportagem doJORNAL DE UBERABA, o irmão da deputada estadual Liza Prado que não foi reeleita para o cargo, Elismar Prado (PT) manifestou interesse em desarquivar o projeto de Lei Complementar nº 32/2012.  Esse fato ficou confirmado na reunião plenária do dia 11 de abril, quando o parlamentar apresentou e foi aprovado o requerimento requerendo a desarquivamento do mesmo e posteriormente foi publicado o documento no Diário Oficial do Legislativo dizendo que o regime de tramitação dele é de caráter especial.
O projeto de Lei Complementar foi arquivado no inicio desse ano, porque a autora Liza Prado (Pros) não conseguiu aprovar a matéria no final do seu mandato, mesmo tendo parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação e da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa.  Apesar de ter mudado a Legislatura e consequentemente as Comissões Permanentes da Casa é importante ressaltar que o deputado Elismar Prado, no final de 2014, era relator da comissão de Assuntos Municipais. Ele opinou pela aprovação do parecer na forma do substitutivo nº 2 por entender que o substituto nº1 apresentado pela comissão de Justiça, não coincidia com as conclusão do estudo produzido pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia) juntamente com a UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro).
Naquela ocasião, Prado ressaltou que o estudo indicava a viabilidade de implementação de uma região Metropolitana e não de uma aglomeração urbana, motivo pelo qual foi apresentado novo texto, que retorna o intuito da proposta original.  Com o novo substituto ficava prevista a criação da RMTMAP, que será composta por: Araguari, Araxá, Campina Verde, Campo Florido, Frutal, Guimarãnia, Ituiutaba, Iturama, Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio, Pirajuba, Prata, Perdizes, Sacramento, Uberlândia e Uberaba. “A criação visa fomentar o desenvolvimento regional atendendo a um paradigma democrático de descentralização e desconcentração do poder político, que permite a estão de problemas e a criação de soluções atenta as peculiaridades locais, algo imprescindível para Minas”. (LR)
Fonte: Jornal de Uberaba

quarta-feira, 22 de abril de 2015

22 de Abril - Dia da Terra

O Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970. O objetivo foi criar uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governo dos Estados Unidos criou a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.
Em 1972, celebrou-se a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicá-los.
O Dia da Terra é uma festa que pertence ao povo e não está regulada por somente uma entidade ou organismo, tampouco está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas.
O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre
Bandeira não-oficial do Dia da Terra: O Planeta sobre um fundo azul.

domingo, 19 de abril de 2015

Utramig tem novos parceiros para o setor de estágio



Desde que assumimos a presidência da Utramig, conseguimos viabilizar dez novos convênios com empresas públicas e privadas, com o objetivo de solucionar a situação dos alunos que precisam garantir a sua certificação através do cumprimento das horas de estágio. Clínica Viver Bem; Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira; Emater; Hospitais Mater Dei e Socor; Laboratório São Marcos; Petrobras; Prefeitura Municipal de Catas Altas; Procomp Indústria Eletrônica e Unimed BH são os novos parceiros. Além deles, estamos finalizando negociações com outras seis empresas, com o mesmo objetivo. Vamos em frente!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Projeto de educação inclusiva


Inclusão social e diminuição das desigualdades, por meio da qualificação digital e qualificação para o trabalho. Com estas diretrizes, a Utramig organiza o retorno do Projeto SEI, de inclusão digital e qualificação para o mercado de trabalho. Dirigido pela Diretoria de Qualificação e Extensão, o projeto é voltado a pessoas com deficiência auditiva e visual. Serão ofertados três cursos: DOS Vox, NVDA e informática básica. São 15 vagas para cada curso, em três horários. A meta é qualificar 45 pessoas por semestre, mas o número é sempre superado, devido à alta demanda.



A Utramig é uma das poucas instituições de Minas que oferta estes cursos gratuitamente, e por isto recebe alunos de várias cidades, não somente de BH e da RMBH, mas até de outras mais distantes, como Divinópolis. A demanda é grande, é já há extensa lista de espera de alunos interessados em fazer os cursos, executados pelo Centro de Educação Técnica – CET, com professores altamente qualificados.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Utramig promove a saúde em Contagem







Em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Contagem, através do secretário, vereador Paulo Prado, e em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde daquele município, a Utramig realizou um evento de promoção à saúde.  No encontro, na Praça Iria de Campos, os alunos do curso de enfermagem realizaram aferição de pressão arterial e glicemia. Durante a ação, pudemos expor os projetos da fundação, relatando as medidas que vêm sendo adotadas em prol da melhoria da instituição nessa nova gestão 2015. Entre as novidades, a regionalização da Utramig, que terá a sua primeira expansão em Contagem, ainda neste semestre, através de parceria com a Secretaria de Esportes. 

terça-feira, 14 de abril de 2015

Boas notícias para os servidores da Utramig



A partir da próxima folha de pagamento, os servidores da Utramig terão auxílio transporte e auxílio alimentação. Outra boa nova é que, a partir deste mês, haverá uma votação para escolher, entre os funcionários da Fundação, quem deverá fazer parte do Conselho Curador da instituição que, agora, contará com uma pessoa do administrativo para tomar parte das decisões e acompanhar as decisões do órgão. As informações foram divulgadas durante encontro que mantivemos na sede da Fundação.

Exemplo de superação

Vendedor de picolés portador de deficiência dá exemplo de superação a bordo de triciclo

José Paulo Alves é personagem conhecido em Itapecerica, onde, com o seu inseparável veículo, vende refresco para o dia a dia e esbanja otimismo. As lições de sabedoria vão de brinde
Veículo adaptado 'dá pernas' a José, que só teve a primeira cadeira de rodas aos 13 anos, mas, como ele próprio relata, nunca parou quieto

Itapecerica
 – Picolés de limão cremoso, coco branco e chocolate. Essas e outras delícias geladas são vendidas de forma bem especial em Itapecerica, na Região Centro-Oeste de Minas, a 178 quilômetros de Belo Horizonte. Na direção de um triciclo com motor de 125 cilindradas, José Paulo Alves, de 39 anos, percorre as ruas da cidade distribuindo simpatia e conquistando grande número de fregueses. Quando o Zé Paulo do Picolé, como é conhecido, aponta nas esquinas, “chove” de gente querendo garantir seu produto ou apenas bater um papo rápido com o vendedor. “Sou uma pessoa feliz, e a minha mensagem para hoje é: a vida vale a pena”, afirma, com um sorriso.

Com as pernas atrofiadas de nascença, o que limita sua locomoção, Zé Paulo do Picolé tem muitas histórias para contar – aliás, o que mais cativa moradores e visitantes é o bom humor e a fé em Deus demonstrados em gestos e palavras. “Deus é tão perfeito que não nos daria algo que não pudéssemos suportar. Tenho as pernas assim, mas nunca culpei ninguém. Nem meus pais nem Ele. Odeio negatividade, gente que joga tudo para baixo. E sabe que até acho meus pés tortinhos bem bonitinhos?”, diz o homem, nascido na comunidade de Ponte da Pedra, na zona rural, a 17 quilômetros da sede municipal.
A infância na roça passou longe de ser um rosário de dificuldades e queixas. “Só fui ter uma cadeira de rodas com 13 anos, em 1988, mas nunca parei quieto. Meus amigos jogavam bola – e acha que eu ficava triste? Ficava lá, na beirada do campo, olhando e aplaudindo!”, diverte-se. Para visitar o pai, que trabalhava em uma carvoaria, José Paulo encontrava uma forma de locomoção inusitada e rápida. “Eu ia rolando pelo chão, morro abaixo, em um trajeto de mais de dois quilômetros. Passava no meio do pasto, de cobras, do mato... Não machucava nem nada e chegava em casa inteirinho”, recorda-se. Para retornar, o jeito era pegar carona no carro de boi.
Os obstáculos rotineiros não impediram que o menino aprendesse a ler e a escrever. “Minha irmã Gevanilda chegava da escola com os cadernos e me ensinava. Bem mais tarde, com 22 anos e já morando aqui na cidade, é que me matriculei numa escola e fiz o primeiro grau (ensino fundamental)”, conta. Para ganhar a vida e ajudar a família, com quem mora, o vendedor, solteiro, fez serviços diversos, entre eles produção de gaiolas de passarinho."Deus é tão perfeito que não nos daria algo que não pudéssemos suportar. Odeio negatividade, gente que joga tudo para baixo" - José Paulo Alves, de 39 anos

FIADO
, sim Há sete anos, José Paulo começou a trabalhar como vendedor terceirizado de picolé e, para facilitar a movimentação, mandou fazer o triciclo. Por medida de segurança e a fim de dar mais estabilidade, o veículo tem duas rodas na frente e uma atrás. Todo o controle de freios e marchas é feito com as mãos. Para completar, o recado é dado pelas caixas de som: “Atenção, atenção, Zé Paulo do Picolé está chegando à sua rua”. Como nos velhos tempos, ele vende fiado e vai anotando os pedidos. “É isso que salva minhas contas. Levo pouco calote, algo em torno de 5%.”

Quem visita Itapecerica pode ver o vendedor circulando de segunda a segunda, das 11h às 18h. Dependendo do tempo que ele tiver, é possível conversar e ouvir frases inesquecíveis, que valem como lições de vida: “É a mente que me move, não o físico. Não deixo de fazer nada devido à limitação e tenho razões de sobra para trabalhar, ser feliz”. Satisfeito? Então, compre um picolé e conheça o belo patrimônio cultural da cidade, nascida nos tempos coloniais.

Gustavo Werneck/Estado de Minas

domingo, 12 de abril de 2015

Encontro define parceria entre a Utramig e o Super Nosso


Junto da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Utramig, estivemos reunidos com a equipe da rede Super Nosso, representada por Tereziano Malta, que também é coordenador de curso livre da fundação. O objetivo de nossa reunião é implementar a criação de cursos específicos na instituição, para capacitar funcionários do supermercado, gerando, ao mesmo tempo, renda para a Utramig investir em outros projetos do ensino profissionalizante

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Uberlândia tem o etanol mais vantajoso entre as maiores cidades de MG

Uberlândia atualmente é, entre as maiores cidades de Minas Gerais, a que apresenta melhor custo benefício para o abastecimento de veículos com o etanol em relação a gasolina no Estado.
Levantamento de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que, desde a semana passada, o preço mínimo do combustível vegetal pode ser encontrando a R$ 1,96 o litro, enquanto o derivado do petróleo é comprado a R$ 3,17.
Ou seja, o etanol custa até 61% da gasolina ao passo  que, na unidade federativa, tem custado média de 68%, conforme a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) - até 70% é compensatório em relação à gasolina. Quem tem etanol mais vantajoso, neste momento, após Uberlândia, entre os maiores municípios mineiros, é Pouso Alegre, no Sul de Minas, no valor proporcional de 64,3%.
E o preço do etanol que é mostrado pela ANP como mínimo para ser encontrado em Uberlândia já é, nesta semana, o preço médio praticado no mercado local, conforme a Siamig. Isso porque, segundo o presidente da entidade, Mário Campos Ferreira Filho, os comerciantes vieram diminuindo, gradativamente, os valores da última semana para a atual.
Dentre estas reduções, Campos cita a da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que proporcionou uma queda, nos preços cobrados nas bombas pelo etanol, de até
R$ 0,12. Fora isso, também houve queda nos custos de produção nas matrizes.
Isso pôde ser verificado pela dinâmica de redução dos valores nos últimos 15 dias. Na semana do dia 15 de março, o combustível podia ser encontrado pelo preço máximo de R$ 2,40. Uma semana depois, já era possível encontrar postos cobrando R$ 2,07 pelo produto e, na semana passada, outra queda de R$ 0,10.
Por causa dessa vantagem, a direção regional do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro) tem indicado que o consumo do etanol nas bombas pode aumentar entre 35% e 40%.
(Fonte: Correio de Uberlândia - 9/4)

quarta-feira, 8 de abril de 2015

8 ABRIL: Dia Mundial do Combate ao Câncer

 Como deputada estadual, somos autora da Lei 21.168, que institui a prevenção ao câncer de próstata em Minas e determina que o combate à doença seja considerado como uma das políticas estaduais de atenção à saúde do homem.  A Lei determina, também, a implantação e a difusão de formas eficazes de prevenção ao câncer, assim como a criação de condições para a melhoria da qualidade de vida do doente. A Lei 21.168 estabelece, ainda, o desenvolvimento dos recursos humanos na área da saúde, para que haja o aperfeiçoamento e a expansão da assistência aos pacientes.

Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado anualmente em 8 de abril.
A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia
As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos - como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui - até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas. 
No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença. 
Os brasileiros celebram ainda o Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são:
  • câncer de pele
  • câncer de próstata
  • câncer de mama
  • câncer de cólon e reto
  • câncer de pulmão
  • câncer de estômago
Origem do Dia Mundial de Combate ao Câncer
Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença. 

8 ABRIL: Dia Nacional do Sistema Braille

 De 2005 a 2008, quando estivemos à frente da Superintendência do Procon de Uberlândia, promovemos a tradução e a publicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no sistema braille, além de viabilizarmos a sua gravação em audiobooks. Os volumes foram distribuídos às associações e bibliotecas do município. Como presidenta da Comissão de Defesa de Direito das Pessoas com Deficiência na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, apresentamos inúmeros projetos em defesa das pessoas com deficiência visual, entre eles o PL 2009 2011 - PROJETO DE LEI que dispõe sobre a política de fomento à criação e implantação de jardins sensoriais, obras de arte tridimensionais, brinquedos e parques infantis acessíveis em locais de entretenimento e lazer, escolas e espaços públicos no Estado.


Dia Nacional do Sistema Braille é comemorado anualmente em 8 de abril, no Brasil.
A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das políticas públicas para inclusão dos deficientes visuais no sistema educacional do Brasil. A comemoração também visa à reflexão sobre a empregabilidade de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento intelectual, profissional e social desta população.
O Braille é um sistema de códigos em alto relevo que representam todas as letras do alfabeto, números, símbolos aritméticos e etc. O sistema é composto por seis pontos, divididos em duas colunas de três pontos, formando no total 63 combinações diferentes, sendo cada um representante de um número, letra, pontuação e etc.
O sistema Braille foi criado na França, em 1825, pelo francês Louis Braille, que perdeu a sua visão quando tinha apenas 3 anos de idade.

Origem do Dia Nacional do Sistema Braille
Dia Nacional do Sistema Braille foi criado em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor deficiente visual do Brasil.
Aos 10 anos de idade, ele foi enviado para Paris estudar no Instituto Real dos Jovens Cegos. Lá aprendeu a recém-criada técnica de Braille. Ao voltar ao Brasil, ensinou e espalhou o novo sistema de educação para deficientes visuais pelo país.
Devido a sua importante contribuição para a melhoria no aprendizado das pessoas com deficiência visual, José de Azevedo recebeu o título de "Patrono da Educação para Cegos no Brasil".
O Dia Nacional do Sistema Braille existe no Brasil desde 2010.


terça-feira, 7 de abril de 2015

7 de Abril Dia do Jornalista

Você nos dá ouvidos. Você nos dá olhos. Você nos dá voz. E nós damos os parabéns!
Dia do Jornalista é comemorado anualmente em 7 de Abril
A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar a informação para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis. 

Origem do Dia do Jornalista
O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem à Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil. 
Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade. 
Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista. 
Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos. 

domingo, 5 de abril de 2015

Feliz Páscoa!

É Páscoa!!! Tempo de renovação! Que aconteça na humanidade a ressurreição da solidariedade! E que tenhamos, a cada dia, um país melhor, com mais igualdade!
Que o seu coração esteja em páscoa... Páscoa consciência, páscoa vida, páscoa família e consigo mesmo.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado hoje, dia 2 de Abril.
A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
Origem do Dia Mundial do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Dia do Autismo no Brasil
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença. 
Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.
O que é o Autismo?
O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.
Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

 *Presidenta da Utramig, Liza Prado também presidiu a Comissão de Defesa de Direito das Pessoas com Deficiência na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e sempre uma defensora da causa.