Notas Taquigraficas
Falas da Deputada Liza Prado
A Deputada Liza Prado - Deputado João Leite, quero cumprimentá-lo e, especialmente, o Deputado Sargento Rodrigues, que, realmente, conseguiu trazer esse requerimento. Este debate é fundamental. É uma oportunidade, inclusive, para que a Polícia Civil discuta suas dificuldades, não é mesmo, Deputada Maria Tereza? Quero cumprimentar esta comissão, pois é muito combativa.
Sou também uma cidadã, como todos que aqui estão, e, no Município onde moro, Uberlândia, a dificuldade não é diferente da de Iapu. Hoje, minha cidade completou 110 homicídios. O número aumentou, porque, no ano passado, até o mês de agosto, ocorreram 92. Hoje, são 110 homicídios ocorridos com mortes violentas. No caso de Uberlândia, a preocupação do plantão regional é muito grande. Deputado João Leite, percebemos que, se não fosse essa mudança do sistema, alguns Delegados não descansariam. Às vezes, são obrigados a tomar conta das cidades da região. Devemos discutir esse problema.
Como cidadã, sabemos das dificuldades dos plantões regionais. Entretanto, sabemos da dificuldade da Polícia Militar para conseguir as 40 horas semanais, pois o descaso com a polícia acontece há anos e anos, não é mesmo Deputado João Leite? Não é de agora. O descaso vem passando de governo para governo, ocasionando perdas na Polícia Civil. Se não me engano, há uma diferença entre as polícias: 10 mil homens na Polícia Militar, e 50 mil, na Civil. Desculpem-me, mas é o contrário: 50 mil na Polícia Militar, e 10 mil, na Civil. Ou seja, são cinco vezes mais. Realmente, a Polícia Civil precisa aumentar o número de policiais, porque, se não passar rapidamente por uma mudança, teremos problemas gravíssimos, Deputado João Leite.
Como disse, em Uberlândia, com os crimes ocorridos, percebemos a situação de trabalho dos policiais. O Deputado João Leite esteve lá com a Comissão e viu que a delegacia é um caos. O banheiro nem funciona. Iapu tem, pelo menos, instalações novas. Nossa cidade, com quase 700 mil habitantes, há, por exemplo, 18 Delegados. Teremos um aumento, pois serão efetivados 144 novos Delegados. Mas pensem bem: haverá provas escritas e, depois, a preparação dos Delegados pela Acadepol. Somente no final de 2012, 144 homens tomarão posse para trabalhar em delegacias. Quer dizer, será um caos para nós. Mesmo assim, nos preocupamos, porque, proporcionalmente, em Ipatinga há mais Delegados que em Uberlândia. E veja que estamos dentro dos critérios. Geograficamente, Uberlândia é uma grande região, a malha viária é enorme, o índice de assalto é constante, então percebemos que a Polícia Civil precisa aumentar o número de homens.
Parabenizo o Deputado Sargento Rodrigues e a Comissão de Segurança Pública, pois, conseguiram grandes avanços na Polícia Militar. É preciso lutarmos pela Polícia Civil, senão ela acabará. Ela está, por exemplo, cuidando de presos. Na minha cidade, a Polícia Civil cuida dos produtos que são apreendidos. Agora, a polícia cuida de aparelhos de celulares etc. Gostaria de fazer uma pergunta: isso é responsabilidade da Polícia Civil? Em Uberlândia, não há depósito adequado e é a polícia que se responsabiliza pelo armazenamento dos produtos. Além disso, os cartórios estão completamente deteriorados. Ou seja, o policial não tem, nem mesmo, autoestima para trabalhar.
Eu e o Deputado João Leite estivemos lá e vimos a situação, conversamos a respeito e chegamos à conclusão de que Uberlândia terá que interditar a delegacia, pois não há como continuar daquele jeito. Hoje conversei com o Deputado Luiz Humberto e com o Promotor Genei, que já vai entrar com uma ação, e disse que é melhor conversar e tentar colocar no Orçamento a construção do novo local para a Polícia Civil. Como fica a autoestima desses policiais? Por isso, sou favorável à integração da polícia.
Em Uberlândia, há a Risp, que já funciona de maneira integrada, mas sabemos que, na ideia, é muito bom. Os Reds também são fundamentais. Entretanto, a polícia já deveria ter um material - não é mesmo Deputado Sargento Rodrigues? - e estar com seu “tablet” em mãos. A tecnologia deve andar rápido, as viaturas deveriam estar equipadas com câmeras para filmar o que acontece. As coisas deveriam ser mais práticas. Fico com dó do nosso Secretário, porque, realmente, está um caos. Estamos desesperados com o índice de crimes na nossa cidade. São quase dois crimes por dia. Como pode! A população fica completamente ansiosa e a Polícia Civil mais ainda.
Estive no Detran de Belo Horizonte e vi policiais completamente desmotivados. Disse ao nosso Secretário que precisamos discutir o assunto com o Deputado Sargento Rodrigues, o Deputado João Leite e a Deputada Maria Tereza Lara, pois realmente se preocupam com a segurança. Acho interessante, pois são pessoas apaixonadas pelo assunto. Assim como esta, cada audiência é um passo que daremos para não nos esquecermos do problema, seja da Polícia Militar, seja da Polícia Civil. Como bem colocou o Deputado que realizou audiência lá, sabemos do problema financeiro, da defasagem quando sai governo entra governo e de todas as dificuldades, mas, agora, sobrou para este governo. Quantos anos teremos que lutar para que avancem, disponibilizem mais recurso? Em todo o Estado, há quase 400 prédios da Polícia Civil. Sabem quanto temos para reformá-los? R$700.000,00. Se pegarmos todo esse dinheiro e investirmos apenas em Uberlândia, não jogaríamos dinheiro fora, porque lá não dá para arrumar somente a delegacia, pois todo o resto ficaria descoberto. Como o Deputado disse: “O santo é grande, mas o cobertor está curto”. Realmente, teremos que lutar para que isso aconteça.
Defendo a PEC nº 300 e a nº 549. É preciso haver um fundo de investimento, coletes e armas para policiais, pois para enfrentar a bandidagem atual, totalmente sem condições de trabalho, fica difícil. Sabemos o que tem sido investido e tenho acompanhado o esforço. Espero que realmente colaboremos. Deputado João Leite, conversava com um policial civil, funcionário do Detran, que há quase 40 anos está na polícia, e recebe um salário de quatrocentos e pouco para exercer um cargo de Oficial Administrativo. Eles estão bastante angustiados, pois estão sem condições e sem coletes. Às vezes, quando fazem perícias, exercem a mesma função de Delegados.
Este debate é muito importante. Cumprimento a Comissão e digo que é preciso estarmos atentos, permanentemente. Deputados, parabéns pelo trabalho desta comissão. Continuem discutindo a integração. Sabemos que a questão da regionalização, em muitos casos, prejudica. Mas como ficam os Delegados que tomam conta e não têm descanso para ficar com seus filhos, nem em um final de semana? Isso é grave; é preciso aprofundar esse debate especificamente. Vou encerrar a minha participação para contribuir, e não atrapalhar a discussão. Mas torço para que realmente possamos ouvir as pessoas e esse sentimento.
Na semana que vem e durante esta semana, estamos tentando conversar com o Secretário Lafayette, para tentar apresentar-lhe algumas propostas, ajudar e colaborar. Tenho certeza de que, independentemente do Deputado ser da base ou não, a Assembleia Legislativa cumpre o seu papel no que importa para segurança. Às vezes, esta Casa é o único local em que todos vocês podem realmente manifestar-se; falar e contar com interlocutores experientes, como os Deputados que aqui estão.
Agradeço por esta oportunidade. Estarei sempre firme e forte com vocês, para que possamos ter Polícias Civil e Militar fortes, valorizadas, combativas e preparadas, cada vez mais, para atender aos cidadãos e às cidadãs que andam com medo e aos que estão detrás das grades. Sabemos que grande parte dos homicídios está ligada a drogas; que há toda uma questão social envolvida. Portanto, temos que atuar em várias frentes para podermos avançar. Parabéns às associações e aos sindicatos que aqui estão.
A Deputada Liza Prado - Deputado João Leite, tenho certeza de que o sindicato é importante e que conseguiremos que os policiais tenham acesso.
A Deputada Liza Prado - O senhor não quer mais que eu fale de Uberlândia; já cansou? Eu defendo os policiais em qualquer lugar. Sei que estão cansados da situação da 16ª, mas sei, Dr. Edson, que o senhor concordará comigo, pois aqui temos profissionais da Polícia Civil, e todos sabem que merecemos uma delegacia-modelo. Tenho certeza de que o Deputado João Leite vai nos ajudar. Abrirei mão do meu tempo para que o senhor possa falar em nome de todos os policiais civis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário