quinta-feira, 23 de junho de 2016

Convocação da lista de espera do Sisu do 2º semestre começa nesta quinta

Nesta edição foram disponibilizadas 56.422 vagas disputadas por 871.358 inscritos. Quem não foi chamado, pode recorrer ao Fies.


Começa nesta quinta-feira (23) a convocação dos alunos que estão na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2016. O processo é feito diretamente via universidades e não mais pelo Ministério da Educação.
O MEC não informou quantas vagas devem ser preenchidas por meio da lista de espera. Esta edição ofereceu, em 65 instituições, 56.422 vagas que foram disputadas por 871.358 inscritos. A inscrição podia ser feita somente pelos estudantes que participaram do Enem de 2015 e obtiveram nota na redação que não fosse zero.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Fies
Quem não conseguiu ser selecionado pelo Sisu pode ainda recorrer ao Financiamento Estudantil (Fies) para ingressar no ensino superior. As inscrições serão abertas nesta sexta-feira (24) e vão até o dia 29 de junho.
Serão disponibilizadas 75 mil vagas. Para consultá-la, o candidato deve fazer a busca por curso, instituição ou município neste link . O sistema disponibiliza detalhes como grau (bacharelado, por exemplo), turno, conceito do curso, mensalidade para o Fies, número de vagas e nota de corte.
O resultado da pré-seleção na chamada única e lista de espera será no dia 30 de junho.
Fonte: G1, em São Paulo


terça-feira, 21 de junho de 2016

Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje

Os interessados em financiar o curso de ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão consultar, a partir de hoje (21), no site do programa, as vagas disponíveis. As inscrições deverão ser feitas de 24 a 29 de junho, também pelo portal. Serão oferecidos 75 mil financiamentos
Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que 0 na redação. Os candidatos precisam ainda ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 2.640.
Os estudantes podem se inscrever apenas para um curso. A opção pode ser alterada até o fim do prazo de inscrição. Uma vez por dia, o Ministério da Educação (MEC) divulga a nota de corte de cada curso, que é a estimativa da nota mínima para ser aprovado com base nas inscrições feitas até o momento. A nota de corte não é calculada em tempo real e não garante a vaga ao estudante.
O resultado será divulgado no próximo dia 30. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos em lista de espera. As vagas que não forem ocupadas pelos estudantes pré-selecionados serão ofertadas à lista de espera de 4 de julho a 10 de agosto.
O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.

Ampliar a energia renovável



O mundo já está fazendo e o Brasil também quer fazer. Mas, para transformar
esse desejo em realização vai ser preciso mudar as leis, estabelecer uma
nova regulamentação e criar incentivos para que empresas e consumidores
participem dessa mudança.

Para turbinar esse processo, o PROS está reunindo entidades, especialistas
e parlamentares, frente a frente, numa conversa franca e direta sobre o que
pode ser feito.

O apoio legislativo é fundamental. Mas a sua participação: universitário,
consumidor e cidadão é indispensável.

Participe do workshop, no dia 5 de julho de 2016, no auditório Nereu Ramos,
da Câmara dos Deputados, a partir das 13 horas.
Com a sua presença e energia, a gente vai mais longe.

PROS
Fazer diferente, só depende da gente.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Exposição Olhares na mídia

http://cidadademuriae.com.br/?p=3861&preview=true

LIZA PRADO EXPÕE “OLHARES” NO SESC UBERLÂNDIA

Vereadora por quatro mandatos e deputada estadual por Uberlândia, Liza Prado é também fotógrafa, atividade que nunca parou de exercer. Nesta segunda-feira, dia 20, às 18h, no Sesc Uberlândia (Rua Benjamin Constant, 844 – Ns. Aparecida), ela abre a Exposição de Fotografias “Olhares”, inspirada na simplicidade cotidiana, com registros de suas viagens pelo Brasil e pelo mundo.
A abertura terá show do Grupo de Choro Pulo do Gato, a entrada é franca, e você é nosso convidado!
A mostra fica aberta até o próximo dia 14 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábado, das 9h às 14h. A entrada é franca.
O Pulo do Gato é formado por Cecilia Ramos (flauta), Dudu Silva (violão), Neil Moreira (violão 7 cordas) e Maria Angélica (pandeiro). O grupo busca resgatar as tradições e levar o som do choro a espaços públicos da cidade.
liza