sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

UTRAMIG ABRE NOVE CURSOS GRATUITOS EM UBERLÂNDIA

A Utramig Uberlândia anuncia a abertura de inscrições para nove cursos gratuitos de qualificação: Normas Regulamentadoras (NRs), que tratam do conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT; Segurança do trabalho na construção civilNova OrtografiaNutrição do LactenteNR 10, que disciplina a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; Manipulação de AlimentosLibrasObesidade Infantil eCuidador de Idosos.
Os cursos terão início a partir do dia 3 de março, e, ao final, os estudantes frequentes receberão certificado de qualificação profissional.
PARA SE INSCREVER:
Utramig Uberlândia: Rua Souza Costa, nº 20, Bairro Tabajaras, Uberlândia/MG.
Horário: 8h às 17h
Telefone: (34) 3212-1902

Cursos
Início
Término
Horário
Carga Horária
Vagas
Segurança do Trabalho na Construção Civil
03/03/2016
24/03/2016
Noite 18:20 - 22:20
20
30
NR's 4,5,6,7,8,9,12,15,16,18,24 e 26
04/03/2016
01/04/2016
Noite 18:20 - 22:20
20
30
Manipulação de Alimentos
04/03/2016
23/03/2016
Manhã 7:20 - 10:20
40
30
Libras
05/03/2016
02/04/2016
Manhã 7:30 - 10:30
20
40
Obesidade Infantil
05/03/2016
02/04/2016
Manhã 7:30 - 10:30
20
40
Nutrição Lactente
07/03/2016
29/03/2016
Manhã 8:20 - 10:20
16
30
Norma Reguladora - 10
07/03/2016
22/03/2016
Noite 18:20 - 22:20
40
30
Cuidador de Idosos
07/03/2016
22/03/2016
Manhã 7:20 - 12:20
40
30
Nova Ortografia
13/03/2016
13/03/2016
Manhã/Tarde
10
30



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

MEC ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE INGLÊS GRATUITO E A DISTÂNCIA

O curso de inglês do MEC tem como objetivo preparar o aluno para intercâmbio e para os testes de proficiência.

Para quem sempre quis fazer um curso de inglês, seja por conhecimento pessoal ou para melhorar o currículo, mas nunca teve condição financeira de pagar por isso, essa é uma grande oportunidade! O MEC criou uma plataforma online que oferece curso de inglês totalmente gratuito para alunos que estão matriculados em algum curso de graduação. O objetivo é preparar os estudantes para participar do programa Ciências Sem Fronteiras e dar a oportunidade de estudo para quem não pode pagar por um curso tradicional.

O curso que foi batizado como My English Online tem como base a ferramenta MyELT, capaz de oferecer aos alunos um amplo pacote de atividades que são feitas de modo interativo em qualquer lugar e horário.

Os alunos matriculados no curso de inglês tem acesso a testes de acompanhamento, atividades para prática oral, dicionários, exercícios de gramática que são corrigidos posteriormente, leituras graduadas e livros interativos. Se o aluno quiser, é possível imprimir todo o material para estudar sem fazer o uso do computador.

O curso de inglês grátis é dividido em cinco níveis, levando em consideração o conhecimento do aluno. Cada um dos níveis tem divisão em três partes: leituras, gramática e vídeo. Ao concluir os módulos os alunos realizam um Teste de Progresso, ele serve como uma preparação para o teste que é realizado ao final do curso.

Podem participar do curso os estudantes que estejam matriculados em alguma graduação, independente de ser privada ou pública, desde que tenham realizado o ENEM e conseguido obter nota superior a 600 pontos. Também são aceitos estudantes de mestrado ou doutorado, desde que estejam matriculados em cursos devidamente reconhecidos pela Capes.


Além de ser uma excelente oportunidade de aprender um novo idioma de forma gratuita, com esse curso o aluno faz uma avaliação sobre o conhecimento que já tem, é o resultado desse teste que irá definir o nível em que esse estudante começará o curso. Aproveite e faça a sua inscrição através do site My English Online, em até cinco dias úteis depois de realizada a inscrição você receberá um e-mail com os dados de acesso.

ONU ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO A DISTÂNCIA GRATUITO COM CERTIFICADO

Interessados já podem se inscrever. Em um só curso é possível conquistar até sete certificados, veja como.
O que você acha de fazer um curso da Organização das Nações Unidas sem sair de casa, sem gastar nada e ainda conquistar sete certificados? Através da parceria entre o Veduca e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) foi possível oferecer esta oportunidade aos interessados. Juntas, lançaram o curso gratuito a distância com certificado de Energias Renováveis.

Para desenvolver o conteúdo disponibilizado, profissionais do Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e Caribe trabalharam juntos com pessoas da Fundação Centro de Educação a Distância para o Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (CEDDET), Universidade Politécnica de Madri, Universidade de Salamanca (USAL) e Centro de Investigações Energéticas, Ambientais e Tecnológicas (CIEMAT).

Podem aproveitar o curso gratuito da distância de Energias Renováveis profissionais da área, estudantes e todos os interessados que tiverem acesso a um aparelho conectado à internet. Durante o curso gratuito serão abordados temas como: energia minieólica; energia solar fotovoltaica; pequenas usinas hidrelétricas; eficiência energética em edifícios; o biogás; energia e mudanças climáticas e energia solar térmica.

Como fazer o curso a distância da ONU?
Interessados podem realizar o curso no site Veduca ou no site do Observatório de Energias Renováveis da ONUDI. O que difere é que no primeiro há uma séries de quizzes, oferece certificado e as aulas são divididas em partes, enquanto no outro não.

Como conquistar o certificado?
O curso completo é dividido em 7 módulos, mas cada um emite um certificado. Assim, quem se inscreve e faz apenas o primeiro módulo, já tem um certificado garantido, caso tenha bom aproveitamento.

Já quem completa os sete módulos conquista sete certificados, que ajudam a enriquecer o currículo e a completar as horas de atividades complementares, para quem está na universidade. Para isso, é necessário fazer o curso da ONU no portal Veduca e antes de começar a estudar, fazer o cadastro.

Basta acessar o link, clicar em “certificação”, depois em “cadastre-se” e completar o formulário. É importante colocar o nome completo e correto, pois será ele o usado para emissão do certificado. A prova para conquistar o certificado e todas as demais atividades são online.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

CONVITE


16 de fevereiro Dia do Repórter


O Dia do Repórter é comemorado em 16 de fevereiro e é dedicado aos profissionais jornalistas que trabalham na pesquisa da informação para diversos meios de comunicação. 
Os jornalistas são responsáveis por providenciar a produção textual de um fato ou acontecimento, envolvendo pesquisa, seleção de dados, interpretação e tratamento, utilizando as técnicas próprias dos textos jornalísticos.


Além disso, os repórteres possuem outras funções como de apresentadores de telejornais e de rádio, editores de textos jornalísticos para os telejornais, assessores de imprensa, atuam em websites, etc.



O trabalho desses profissionais é de relevante importância para a população, pois se utilizam de fatos políticos, econômicos, culturais, sociais, naturais e outros para transmitirem informações que possam ou não modificar as opiniões públicas.


Para se elaborar um texto jornalístico, o repórter precisa analisar a veracidade dos fatos, para não transmitir o episódio de forma adulterada ou enganosa, o que tiraria a confiança da população em seu trabalho.
Podemos considerar esse trabalho como arte, em razão da forma como é feita a escrita desses textos e notícias, pois precisam ser interessantes e atraentes para o público.


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

15 de fevereiro Dia internacional de luta contra o câncer na Infância


Campanha mundial do dia internacional de luta contra o câncer na Infância, referendado em 15/02. A ação visa promover a conscientização global quanto ao diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

A campanha foi lançada pela primeira vez em 2002 pela Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer – ICCCPO, uma rede de 177 bases e redes nacionais de organizações de pais, em 90 países e 5 continentes e está embasada na proposta de que todas as crianças com câncer merecem o melhor atendimento médico e psicossocial possível, independentemente do país de origem, raça, condição financeira ou classe social. 

Ancorada na premissa de que as mortes por câncer na infância são evitáveis, sendo oportunas e precisas de diagnóstico, também na disponibilidade e acesso ao tratamento adequado e cuidados, bem como, medicamentos essenciais a preços acessíveis.

O diagnóstico precoce é a principal arma contra o câncer em crianças e adolescentes. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores serão as chances de cura, com menos sequelas após o tratamento.

Fonte: APACN

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Liza Prado abre curso de produção de galinha caipira na Utramig Uberlândia

http://agrario.mg.gov.br/glenio-martins-participa-de-aula-inaugural-de-curso-da-utramig/

Glenio Martins participa de aula inaugural de curso da Utramig

utramig1
O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, participou nesta quinta-feira (04/02), em Uberlândia, da solenidade oficial de abertura do curso de Produção de Galinha Caipira, oferecido pela Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Ultramig). O evento contou com a presença da presidente da Utramig, Liza Prado, do diretor de Ensino e Pesquisa da Utramig, Lindomar Gomes, do presidente da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (FERUB), Ataíde Ferreira, de representantes de sindicatos rurais, associações e cooperativas, além de vários alunos que são ou pretendem ser criadores de galinhas caipiras.
Ao participar da cerimônia, Glenio Martins destacou a importância da fundação na contribuição para o Governo do Estado levar o desenvolvimento a todo o território mineiro.
“Além de possibilitar o aumento da produtividade, o curso pode disseminar boas práticas de produção, incentivando o uso de insumos sem agrotóxicos na criação de animais, o que garantirá alimentos mais saudáveis na mesa dos mineiros”, afirmou Martins.
As aulas inaugurais de outros sete cursos de qualificação – Brigadista, Manipulação de alimentos, Cuidador de idosos, Animação em 3d (para jovens acima de 12 anos), Diagramação e editoração, Jardinagem e Libras Básico estão marcadas para esta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, a partir das 7h20.
A presidente da Utramig,  Liza Prado, destacou os excelentes resultados dos cursos na geração de emprego e renda em Uberlândia. “Dos 40 alunos recém-formados do curso de Brigadista, 20 já estão empregados, o mesmo acontecendo com estudantes de outros cursos, como de manipulação de alimentos e de cuidadores de idosos”, disse.
“O curso de Produção de Galinha Caipira, implantado a partir de uma demanda da Ferub, também merece destaque, pois irá capacitar pequenos produtores de toda a região, proporcionando renda e emprego”, concluiu a presidente.

Dia Mundial do Câncer: todo brasileiro têm direito a tratamento pelo SUS

O Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade de dizer que muito pode ser feito quando pessoas, comunidades e governos se mobilizam em torno de soluções para o problema. A data cria oportunidade para disseminar informação e estimular o debate através dos meios de comunicação de todo o mundo.


FIQUE ATENTO:
  • Por meio de escolhas saudáveis, é possível ter qualidade de vida antes, durante e depois do câncer.
  • A informação facilita o acesso à prevenção, às ações de detecção precoce e ao tratamento do câncer.
  • É preciso estimular o debate sobre as estratégias de saúde pública para o controle da doença.
  • É necessário divulgar a prevenção e a detecção precoce como formas de reduzir a mortalidade por câncer e outras doenças não transmissíveis.
  • A população deve ser informada sobre ações de controle, pesquisa, ensino, prevenção e acesso ao tratamento previstas na Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS).
  • E, O MAIS IMPORTANTE:
  • Qualquer pessoa pode buscar tratamento gratuito e integral do câncer no SUS