Currículo de Liza

Liza Fernandes Prado

Nome completo: LIZA FERNANDES PRADO
Sexo: Feminino
Data de nascimento: 17/09/1963
Estado civil: Divorciado(a)
Nacionalidade: Brasileira nata
Naturalidade: UBERLÂNDIA / MG
Grau de instrução: Superior completo


Bacharel em Direito. Em 2010, Liza Prado, vereadora mais votada da história política de Uberlândia, foi eleita deputada estadual em Minas Gerais, pelo PSB, tornando-se, assim, a única mulher com atividade política no município a conquista uma vaga na ALMG. Obteve 43.810 votos em 250 municípios. Somente em Uberlândia, ela obteve 33.875 votos. Em 2013, filiou-se ao recém-fundado PROS, atendendo aos anseios de seu eleitorado na defesa da redução de impostos e de tarifas públicas.


Liza iniciou sua vida política nos movimentos estudantis e eclesiais. Foi sócia fundadora do SOS Ação família, entidade que combate a violência contra a mulher. É jornalista, repórter fotográfica e bacharel em Direito, com especialização em Direito Público e Direitos Difusos e Coletivos.


Em 1992, elegeu-se vereadora de Uberlândia pela primeira vez. Nas eleições de 1996, reelegeu-se com expressiva votação, repetindo a vitória nas eleições de 2000, quando assumiu seu terceiro mandato. De 2005 a 2008, esteve à frente da Superintendência do Procon de Uberlândia, quando implementou o projeto Educação para o Consumo e a tradução e edição do Código de Defesa do Consumidor no sistema braile. Em 2008, elegeu-se pela quarta vez vereadora de Uberlândia. Principais regiões de atuação política são Triângulo Mineiro e Central.


Na Assembleia Legislativa de Minas, a parlamentar se destaca por sua atuação:

Presidenta da Comissão de Defesa Dos Direitos da Pessoa com Deficiência;

Efetiva da Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte;

Autora do Projeto de Lei 32/2012, que defende a Criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba;

Autora do Projeto de Lei 3.924/13 aprovado em 2º turno, que assegura aos alunos da rede pública de ensino o direito a não se submeterem a exames de avaliação em determinados dias por motivos religiosos;

Autora da Lei que criou a Comissão da Verdade em Minas Gerais;

Autora do PL que reconhece a região do Triângulo Mineiro como produtora de queijo minas artesanal e integrada ao programa queijo minas artesanal;

  
FORMAÇÃO:
• Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo – UNITRI; Jornalista, sob o registro nº MG 00149 RF

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
• Pós Graduação Lato Sensu em Direito Público e Filosofia do Direito pelo Centro Jurídico Dominis em parceria com Faculdade Católica de Uberlândia – MG.
• Pós Graduação e Licenciatura Lato Sensu em Tutela dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, com habilitação para magistério superior, pela Unama.

SEMINÁRIOS E CURSOS DE EXTENSÃO (Principais)
• Curso Atualidades das Ciência Jurídicas (Teoria, Prática e Lógica) pela UVB.
• Curso de Mediação, Conciliação e Arbitragem, promovido pelo Tribunal de Arbitragem e Mediação de Minas Gerais – TAEMG, Uberlândia – MG.
• Participação do VIII Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor Parcicipação do II Seminário Internacional de Direito do Consumidor, promovido pelo BRASILCON, Rio de Janeiro – RJ.
• Participação do II Seminário “Educação Para o Consumo”, promovido pelo PROCON Estadual, Baixo Gandu – ES.
• Participação do III Congresso do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para os próximos anos”, promovido pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC.
• Curso de Produção e Armazenamento de Sementes, em andamento pela Universidade Antônio Carlos – UNIPAC, Campus Uberlândia – MG.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
• Repórter do Jornal Triângulo
• Membro fundadora do SOS – Ação Família, ligado à luta dos direitos e defesa da mulher.
• Diretora da Associação de Moradores do Bairro Rezende, Uberlândia – MG.
• Secretária Geral da União dos Estudantes Secundaristas de Uberlândia – UESU
• Diretora da Federação das Associações de Moradores do Estado de Minas Gerais – FAMEMG.
• Diretora da Federação Nacional das Associações de Moradores – CONAM
• Foi coordenadora do PROCON municipal de Uberlândia, de janeiro/2005 a abril/2008.

         


6 comentários:

  1. Parabéns Liza pela vitória!
    Contamos com você para lutar por um novo PSB em MG!
    LAMOUNIER PSB

    ResponderExcluir
  2. Olá Liza, queremos formar um novo projeto socialista em Minas, pensando no povo trabalhador e sofrido. Conte conosco, Elias Batista, Andradas-MG

    ResponderExcluir
  3. Liza, batalhe para recuperar o poder de ganho( salários) do Gestor Fazendário.
    O Gestor é o antigo Exator, Coletor de Impostos estadual.
    Porque um Auditor Fiscal ganha uma fortuna e o Gestor Fazendário ganha tão pouco se ambos tê curso superior e a complexidade dos serviços é semelhante e o Gestor Fazendário trabalha muito amis para o engradecimento do Estado?

    ResponderExcluir
  4. Regina Prado Vieira16/05/2012, 13:41

    Liza gostaria que trabalhasse emprol dos professores Estaduais, além de salários, saúde, aposentadorias[tempode trabalho, incluindo averbaçao de tempo], é vergonha Nacional, o professor chega ficar inválido, sem conseguir averbação de tempo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Liza, eu moradora do Bairro Vera Cruz, venho pedir ajuda para conseguirmos que nossos lotes sejam doados ou que as condições de pagamentos sejam mais leves. Estamos com parcelas em atraso na Caixa Economica. Infelizmente é quase impossível fazermos esse pagamento todos os meses.Nossa região é a Leste. Como que nos iremos conseguir fazer esses pagamentos mensais. Parcelas muito altas.
    Por favor nos ajude. Esse caso infelizmente foi deixado de lado.

    ResponderExcluir